Guimarães espera mais de 20 mil pessoas no Largo do Toural para a Passagem de Ano, “com um cartaz único”, que tem como principais atrações o espetáculo dos Insert Coin e o DJ Diego Miranda, foi hoje anunciado.
“O município de Guimarães está em contagem regressiva para celebrar a Passagem de Ano 2023/2024, com um grande evento no Largo do Toural. Com o apoio da Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH), esta celebração promete consagrar uma tradição já enraizada, com um impacto significativo no turismo local, tornando-se uma opção popular para reunir familiares e amigos num ambiente festivo e de alegria, com acesso gratuito”, refere a autarquia, em comunicado.
A autarquia de Guimarães diz esperar mais de 20 mil pessoas no centro da cidade na noite da Passagem de Ano, “num ambiente festivo e de união entre vimaranenses e visitantes”.
“Com um cartaz musical de excelência, o programa conta com a presença de Insert Coin (João Paulo Sousa e Joel Rodrigues) e Diego Miranda – dois grandes nomes nacionais, entre as 22:45 e as 02:00 – e com o vimaranense André Alves a controlar os destinos musicais da primeira noite de 2024, entre as 02:00 e as 04:00”, refere o município.
Além da celebração, a preocupação ambiental está também, segundo a autarquia, presente nos planos, demonstrando o compromisso do município com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
“Quer através das parceiras com associações locais quer com a utilização dos copos CARE, da Vitrus ou a colocação de ecopontos, iniciativas já comuns em eventos de grande dimensão no território. Em caso de condições meteorológicas adversas, está prevista a instalação de uma tenda com 50 metros de comprimento, assegurando o conforto dos participantes”, revela a Câmara de Guimarães.
Durante a apresentação do programa festivo, que decorreu hoje na Câmara Municipal de Guimarães, o vereador com o pelouro da Cultura destacou “a singularidade do programa, que procura atrair um público diversificado ao Largo do Toural”.
Citado no comunicado, e referindo-se à parceria com a AVH, Paulo Lopes Silva defende “o seu elevado valor, que tem proporcionado o desenvolvimento de um modelo de colaboração” que acredita ser “o correto”.
O presidente da direção da AVH, também citado no comunicado, congratulou-se pelo desenvolvimento em curso de “um sistema de festas de rua”, considerando que Guimarães está a ser pioneira.
José Diogo Silva anunciou o alargamento da abertura dos concursos de exploração dos bares aos não-associados, de forma a tornar o “processo mais transparente e justo”.
Quanto à montagem da estrutura toda, o presidente da direção da AVH afirmou estar a tomar diligências no sentido minimizar ao máximo o impacto que possa vir a ter no quotidiano dos vimaranenses.