Guimarães: Carrilhão do Santuário da Penha volta a tocar quase uma década depois

No próximo domingo
Foto: Irmandade da Penha / Divulgação

A Irmandade da Penha celebra, no próximo domingo, a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da instituição, que ficará marcada pelo toque solene do carrilhão do Santuário da Penha, em Guimarães, que voltará a ouvir-se depois da conclusão das obras de recuperação e restauro, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado a O MINHO, a Irmandade refere que carrilhão do Santuário da Penha, um dos maiores de Portugal, composto por 19 sinos de diferentes tamanhos e pesos, silenciou-se e perdeu a sua função há quase uma década, dado o avançado estado de degradação dos cabeçalhos, suportes e badalos.

“Depois de uma aturada e complexa ação de reabilitação, que obrigou ao apeamento (retirada) de todos os sinos, bem como à desmontagem dos respetivos cabeçalhos e vigas, todo o conjunto foi integralmente recuperado e automatizado. A conclusão da complexa operação, mas sobretudo o regresso do toque dos sinos ao Santuário da Penha vai acontecer domingo, dia 17 de julho, na chegada da procissão de Nossa Senhora do Carmo ao Santuário”, acrescenta o comunicado.

“É uma grande alegria e um orgulho para a Irmandade que se possam voltar a ouvir os sinos da Penha. Por isso, desejamos celebrar com todos os vimaranenses a integral devolução da função a este precioso património sineiro do concelho, da região e do país na nossa maior festividade, em honra da nossa padroeira”, justifica o juiz da instituição, Roriz Mendes, citado no comunicado.

O principal responsável pela Irmandade da Penha acrescenta que a conclusão das obras de restauro, que decorreram nos últimos meses, marca também “mais uma importante melhoria e valorização do nosso Santuário”.

Este ano, a festa em honra de Nossa Senhora do Carmo da Penha – Padroeira da Irmandade -, vai decorrer num figurino diferente do tradicional. Assim, a tradicional procissão entre a Gruta e o Santuário terá lugar pelas 16:30, seguindo-se a celebração da Missa Solene. Na chegada ao Santuário, será benzido o carrilhão, que entoará o Hino de Nossa Senhora da Penha. No final da eucaristia, a imagem da Senhora do Carmo será reconduzida de regresso à Gruta.

Durante a tarde, a partir das 15:00, a Irmandade oferece a toda a população um festival musical, no Largo da Comissão, com as atuações de Domingos Araújo, Ofir Show e Kika Freitas.

Refira-se que na tradicional procissão incorpora-se também anualmente o jovem Tiago André. Trata-se da criança, natural de Mondim de Basto, que foi, em 18 de julho de 2002, raptado no Hospital de Guimarães, poucos dias depois de ter nascido, vindo a ser encontrado pelos responsáveis da Irmandade no Santuário da Penha. Anualmente, a Irmandade da Penha dá também cumprimento à promessa de custear os estudos do jovem.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados