Guimarães apoia campanha contra a violência sobre idosos

Comissão de Proteção de Idosos
Guimarães apoia campanha contra a violência sobre idosos
Foto: Ilustrativa / DR

A Comissão de Proteção ao Idoso (CPI) lança na segunda-feira uma campanha de sensibilização contra a violência sobre idosos que vai chegar a 12 mil alunos, foi hoje divulgado.

“O objetivo é envolver as comunidades educativas porque sentimos que os jovens são um ativo fundamental e estratégico para mudar mentalidades e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva em relação aos idosos”, disse à Lusa o presidente da CPI, Carlos Branco.

A campanha, denominada “O Silêncio tem Voz: Diz não à violência contra as Pessoas Idosas”, assinala o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa que se celebra no dia 15 de junho.

A iniciativa conta com a participação de cinquenta agrupamentos de escolas do norte do país, os quais vão estar envolvidos no programa de atividades.

“Queremos que as escolas nos ajudem a cumprir a missão de combate a todas as formas de violência – física, psicológica e económica – perpetradas aos idosos e esbater um conjunto de preconceitos e estereótipos em relação a eles”, sublinhou Carlos Branco.

Os alunos e professores irão assistir a filmes que foram produzidos pela companhia de teatro “Projeto Tabu!” e que se destinam criar um espaço de reflexão e discussão na comunidade estudantil.

Vão ser realizados inquéritos para avaliar como é que os alunos se encontravam em relação à sensibilidade para esta temática antes desta campanha e medir o impacto da mesma.

O presidente da CPI afirmou ainda que “depois, em momento mais oportuno”, serão disponibilizados textos com histórias sobre a violência contra as pessoas idosas escritas por professores e alunos de diversas escolas no âmbito de uma rúbrica denominada “Retalhos de vidas maiores”.

A campanha conta com o município de Guimarães como parceiro, no âmbito do protocolo de cooperação institucional – Provedor do Idoso.

A sessão de abertura oficial decorrerá na segunda feira às 10:00 na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado com o presidente da CPI e representantes da Câmara Municipal, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana, e com o padre Eduardo Duque em representação do Arcebispo de Braga, Jorge Ortiga.

A CPI, fundada em 2013, é uma associação sem fins lucrativos e de voluntariado social que visa proteger e promover os direitos das pessoas idosas

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Nadadores salvam dois jovens de afogamento na praia da foz do minho, em caminha

Nadadores salvam dois jovens de afogamento na praia da Foz do Minho, em Caminha

Próximo Artigo
Abb e câmara de barcelos não chegam a acordo sobre dívida. Caso vai a julgamento

ABB e Câmara de Barcelos não chegam a acordo sobre dívida. Caso vai a julgamento

Artigos Relacionados