Guimarães: Apesar da subida do caudal, primeiro mergulho do ano vai realizar-se na mesma

Água estará a 12 graus no rio Ave, nas Caldas das Taipas
Guimarães: apesar da subida do caudal, primeiro mergulho do ano vai realizar-se na mesma
Foto: DR / Arquivo

Mesmo com a subida do caudal do rio Ave, o primeiro mergulho do ano vai realizar-se na mesma, nas Caldas das Taipas, Guimarães. O evento realiza-se às 11:00 de domingo, na Praia Seca.

De acordo com a organização que repete o evento pelo segundo ano consecutivo, às 11:00 “em ponto será feita a contagem decrescente para as corajosas e os corajosos darem o primeiro mergulho do ano nesta praia fluvial das Caldas das Taipas”.

Serão entregues prémios para as mulheres que participarem e para o mergulhador mais original.

No ano passado, entraram no rio cerca de 30 pessoas, sendo que, este ano, a organização espera superar este número, apesar de haver a possibilidade de chover.

“Esteja chuva ou esteja frio, algumas pessoas já garantiram que vão aparecer para dar o primeiro mergulho do ano, que este ano é apadrinhado pelo antigo jogador do Clube Caçadores das Taipas, Juanico Silva. Também estarão presentes o nadador salvador dos Bombeiros Voluntários das Taipas João Gomes, os cantadores Quinzinho & José Gomes, o preparador físico Hélder Silva e muitas outras pessoas desta região”, anuncia a organização.

Guimarães: apesar da subida do caudal, primeiro mergulho do ano vai realizar-se na mesma

No final do mergulho, os participantes e todos os presentes terão à sua espera “bebidas quentinhas, lanche e música para animar o convívio”. A casa de banho do Parque de Lazer da Praia Seca estará aberta ao público.

A organização refere que o mergulho no Ave tem dois objetivos: “Pretende chamar a atenção para a imensa beleza natural da zona ribeirinha que deve ser cuidada, preservada e que merece uma visita em qualquer altura do ano (…) e criar um momento de convívio entre taipenses e visitantes nas primeiras horas do Ano Novo”.

A temperatura da água deverá rondar os 12 graus centígrados. “Na manhã do primeiro dia do ano 2023, deve estar mais frio fora do que dentro de água”, brinca a organização.

Perante a subida do caudal do rio, a organização do mergulho do Ave ponderou o cancelamento do evento. Contudo, uma avaliação no local, na Praia Seca, nas Caldas das Taipas, veio a demonstrar que esta subida do rio foi favorável, pois formou-se uma zona de água parada, sem corrente e baixa, “permitindo realizar com segurança o primeiro mergulho do ano”.

Como O MINHO noticiou, uma atividade deste tipo foi cancelada na vila de Prado devido ao mau tempo e ao caudal elevado do rio Cávado. Em Barcelos, a iniciativa também foi adiada/cancelada.

Junto ao Bar da Praia Seca, que terá as casas de banho a funcionar, vão ser instalados quatro tendas para abrigar os participantes da chuva. Mesmo quem não quiser mergulha, está convidada para assistir ao evento e juntar-se ao convívio.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Esposende cancela festa de passagem de ano devido ao mau tempo

Esposende cancela festa de passagem de ano devido ao mau tempo

Próximo Artigo
Proteção civil alerta para possíveis inundações e deslizamentos de terras no minho

Proteção Civil alerta para possíveis inundações e deslizamentos de terras no Minho

Artigos Relacionados