Seguir o O MINHO

Ave

Grupo belga compra empresa de Fafe dedicada ao alumínio

Empresa já notificou a Autoridade da Concorrência

em

Foto: Google Maps

A Corialis, grupo sediado em Lokeren, Bélgica, e que fornece sistemas de perfis de alumínio, notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra da industrial Lingote Alumínios, empresa que em 2017 foi comprada pela gestora de fundos de ‘private equity’ da Oxy Capital.

A operação de concentração, notificada na passada quinta-feira à AdC, e hoje publicada na página de internet, consiste na aquisição, pelo grupo Corialis, através da sua subsidiária integralmente detida, Aliplast, do controlo exclusivo da Lingote Alumínios, empresa criada em 1994 e sediada em Fafe que se dedica à extrusão de perfis de alumínio e respetivo revestimento industrial.

O grupo Corialis é controlado pela CVC Capital Partners SICAV-FIS, ativo no fornecimento de sistemas de perfis de alumínio, incluindo janelas, portas, elementos de correr, sistemas de telhado e estufas, divisórias e balaustradas.

Em novembro de 2017, a Oxy Capital notificou a Adc da compra da Lingore, através do fundo Oxy Capital Mezzanine Fund.

 

Anúncio

Ave

PSP de Guimarães sensibiliza para a proteção do ambiente

Operação Planeta Azul

em

Foto: PSP

A PSP, através da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA), da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Guimarães, tem vindo, durante este mês, a sensibilizar produtores, gestores, operadores e transportadores de resíduos para a proteção do ambiente.

De acordo com comunicado, a PSP, “dando cumprimento às suas competências e atribuições em matéria ambiental, efetuou diversas ações de fiscalização na via pública, em espaços comerciais, a produtores, gestores, operadores e transportadores de resíduos, no sentido de assegurar o cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à proteção do ambiente, bem como prevenir e investigar os respetivos ilícitos”.

A polícia sublinha que a operação, intitulada Planeta Azul, “teve igualmente uma sustentação pedagógica e de sensibilização para os potenciais perigos inerentes ao tratamento, manuseio e encaminhamento de resíduos prejudiciais ao meio ambiente, bem como ao tratamento de resíduos resultantes de materiais de contenção da propagação do vírus SARS-CoV 2”.

A operação contou com o apoio da Esquadra Policial de Famalicão, da Esquadra de Trânsito da Divisão Policial de Guimarães e da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Continuar a ler

Ave

Serviços de Urbanismo de Guimarães 100% digitais a partir de 8 de junho

Inovação

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A partir de 8 de junho, os serviços de Urbanismo da Câmara de Guimarães passam a ser totalmente digitais, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, o município informa que “vai disponibilizar uma interface intuitiva e de fácil utilização, que permitirá aos munícipes obter uma melhor experiência e um acompanhamento dos seus processos, visando uma análise mais transparente, mais célere e mais eficiente dos mesmos”.

O referido interface tem como objetivo “eliminar o papel de todas as interações no âmbito da gestão urbanística”, aponta a autarquia, acrescentando que a implementação da plataforma será faseada.

“Numa primeira fase, o município vai promover, no próximo dia 4 de junho, pelas 10h30, um webinar dirigido aos gabinetes técnicos, por forma a dar a conhecer esta solução tecnológica para a submissão de novos pedidos que passa a ser realizada de forma totalmente online, já a partir do dia 8 de junho”, lê-se no comunicado.

A implementação a plataforma digital permitirá rececionar e consultar o estado de pedidos em fase de tramitação, realizar pagamentos devidos, assinar e autenticar digitalmente, facilitar as interações com o munícipe, alargar horários e interligar com a atual aplicação de urbanismo.

Com esta ferramenta, considera a autarquia, é facilitada a construção do processo, do ponto de vista do requerente, quer na receção e tramitação, do ponto de vista do serviço público, permitindo a construção digital disciplinada do processo/pedido de licenciamento, ajudando à prática de um controlo prévio das operações urbanísticas transparentes e eficazes.

Continuar a ler

Ave

Consternação com morte de ‘Zeca’ em trágico acidente de mota em Braga

Óbito

em

Foto: DR

José Carlos Silva, mais conhecido como ‘Zeca da Henriqueta’, não resistiu aos ferimentos provocados por um acidente com a mota em que seguia, ao final da tarde de quinta-feira, na variante de acesso à A3, em Braga.

Empresário do ramo da manutenção industrial, era uma figura muito conhecida por entre a indústria têxtil do Vale do Ave, onde colaborou com algumas das principais lavandarias e tinturarias da região. Os amigos e colegas de trabalho recordam um homem jovial e bem disposto, empenhado no trabalho que fazia.

Aos 48 anos, trabalhava atualmente em regime exclusivo na LTdye, no concelho da Trofa, onde era responsável pela manutenção industrial. Foi durante muitos anos responsável pela mesma área na Pincoltêxteis, na freguesia de Cavalões, Famalicão, de onde era natural. Residia atualmente em Gondifelos, com esposa e filhos.

José Carlos, apaixonado por motos de grande cilindrada, seguia ontem, cerca das 19:30, na variante de acesso à A3, no sentido Braga – Famalicão, quando terá sofrido um toque de um automóvel ligeiro, entrando em despiste que se revelou fatal.

Motociclista morre em variante de Braga

Durante alguns minutos, vários populares tentaram reanimar o homem que entrou imediatamente em paragem cardiorrespiratória provocada pelo embate nos separadores centrais daquela via. Os bombeiros chegaram cerca de 10 minutos depois do alerta, mas já não foi possível reverter a paragem do coração.

No local estiveram os Bombeiros Sapadores de Braga, a equipa médica da VMER de Famalicão e a brigada de trânsito da GNR, assim como os assistentes da concessionária Brisa, que foram os primeiros a chegar após o acidente.

As cerimónias fúnebres de ‘Zeca’ realizam-se este sábado, pelas 16:30, na igreja paroquial de Gondifelos, indo a sepultar no cemitério local.

Continuar a ler

Populares