GNR com formação em medicina para atuar nas serras do Parque Nacional Peneda-Gerês

Gnr com formação em medicina para atuar nas serras do parque nacional peneda-gerês
Foto: DR

A GNR já tem formação de medicina em montanha, para atuar nas serras portuguesas, como no Gerês, realizando uma ação formativa europeia de referência, que decorreu nos Pirenéus, entre outras, com as suas congéneres Guarda Civil e Gendarmerie. 

O curso envolveu militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, incluindo-se o comandante do Posto de Busca e Resgate no Parque Nacional da Peneda-Gerês, sargento-ajudante Miguel Caridade, além da Serra da Estrela.

Gnr com formação em medicina para atuar nas serras do parque nacional peneda-gerês
GNR com formação em medicina para atuar nas serras do Parque Nacional Peneda-Gerês 11

A ação formativa, promovida pela Mountain-Medicine-Org, teve a presença de 25 formandos, três dos quais militares da GNR, o sargento-ajudante Miguel Caridade (Gerês) e os guardas-principais José Lopes e Roberto Barata (ambos da Serra da Estrela).

A Escola Superior de Desporto e Lazer, de Melgaço, também esteve representada, a par de médicos e enfermeiros portugueses, e membros que se dedicam ao socorro de vítimas em ambientes remotos, com a coordenação do médico espanhol Iñigo Soteras.

Gnr com formação em medicina para atuar nas serras do parque nacional peneda-gerês
GNR com formação em medicina para atuar nas serras do Parque Nacional Peneda-Gerês 12
Gnr com formação em medicina para atuar nas serras do parque nacional peneda-gerês
GNR com formação em medicina para atuar nas serras do Parque Nacional Peneda-Gerês 13
Gnr com formação em medicina para atuar nas serras do parque nacional peneda-gerês
GNR com formação em medicina para atuar nas serras do Parque Nacional Peneda-Gerês 14

A 25ª edição do chamado Diploma Internacional de Medicina de Montanha” (DiMM) constitui uma formação internacional, que é ministrada pela Associação para Investigação, Formação e Cuidados de Saúde no Ambiente Natural/Mountain Medicine.

O Curso “DiMM”, é uma ação de formação visando colmatar a lacuna existente no socorro em locais remotos, capacitando os seus formandos com competências em emergência pré-hospitalar bem como na capacidade de progressão dos meios de socorro em resgate e auto- resgate em meio natural, segundo revelou a O MINHO fonte oficial do Comando Geral da GNR, em Lisboa.

Gnr com formação em medicina para atuar nas serras do parque nacional peneda-gerês
GNR com formação em medicina para atuar nas serras do Parque Nacional Peneda-Gerês 15

“Esta formação pretende dar cobertura às doenças súbitas e lesões mais frequentes em meio natural, desde medidas preventivas a serem seguidas, materiais necessários e indispensáveis, bem como, técnicas que devem ser utilizadas em caso de acidente, cuja evidencia científica, baseada na prática encontra-se em constante atualização”, segundo a Guarda Nacional Republicana.

A metodologia tem por base nas suas formações a criação de sinergias entre formandos oriundos da área da saúde (médicos e enfermeiros) e elementos de equipas de busca e resgate em montanha, estando esta formação direcionada para a intervenção em ambiente de pré-hospitalar, ambiente de montanha e locais remotos, visa transmitir conhecimentos em diversos contextos.

As temáticas dissecadas foram sobre os cuidados a prestar a vítimas traumáticas em meio natural, técnicas de progressão alpina e procedimentos de segurança em montanha, procedimentos em avalanches, abordagem inicial à vítima de avalanche e hipotermia, meteorologia prática, e auto-resgate em ambientes remotos e avaliação, para além de tratamento de congelamento.

Na formação, em Masella, nos Pirenéus, também se aprendeu a atuar em resgate aéreo de Zermatt, terapia hiperbárica, socorro organizado em acidente de avalanche, organização de linhas de sondagem, explicação no terreno e demonstração binómio K9.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
"100 internacionalizações? Enche-me de orgulho e mostra que o trabalho compensa"

"100 internacionalizações? Enche-me de orgulho e mostra que o trabalho compensa"

Próximo Artigo
Fc porto levanta 15. ª taça de 'basquete' em viana

FC Porto levanta 15.ª Taça de 'basquete' em Viana

Artigos Relacionados