A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR apreendeu 979 quilogramas de berbigão e identificou os mestres de cinco embarcações que capturavam aqueles bivalves no rio Lima, em Viana do Castelo, foi hoje divulgado.
Em comunicado enviado às redações, a GNR adiantou que “as cinco embarcações exerciam a captura de bivalves, no rio Lima, em zona proibida, não monitorizada, havendo assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública”.
A ação de fiscalização, realizada através do subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha, decorreu na quarta-feira e teve como objetivo “controlar o cumprimento das regras de captura, detenção, transporte e comercialização de bivalves”, neste caso de berbigão (cerastoderma edule), tendo resultado na elaboração de cinco autos de contraordenação.
O berbigão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.
“A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, em zona não monitorizada, pode colocar em causa a saúde pública caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas”, refere a nota.