Gisela João, Sons do Minho e Miguel Araújo na Mostra de Artesanato de Barcelos

De 29 de julho a 07 de agosto
Foto: Facebook de Gisela João

Gisela João e Miguel Araújo são os cabeças de cartaz da 39.ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos que vai reunir, de  29 de julho a 07 de agosto, cerca de 130 expositores, no Parque da Cidade, foi hoje anunciado.

Mário Constantino, presidente da Câmara, destaca que “a edição deste ano da Mostra pretende valorizar os produtos da terra e o trabalho dos artesãos barcelenses, pois mais que artistas da atualidade, cada artesão é um repositório da memória comum e de um saber-fazer muito nosso”.

Nesse sentido, o autarca diz, citado no comunicado da autarquia, que esta é “mais uma excelente oportunidade de valorizar os artesãos enquanto artistas de excelência, protagonistas na defesa, preservação e valorização da identidade social e cultural de Barcelos”.

A Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos é uma “verdadeira montra viva das artes e ofícios portugueses”. Desde o trabalhar o barro – olaria e figurado -, à cestaria, bordados e linhos, passando pelos trabalhos em madeira e em cobre, artigos em pele e têxteis, até ao artesanato contemporâneo e joalharia, estes são alguns dos exemplos da atividade artesanal que poderá ser apreciada no decorrer do certame.

Gisela João, Sons do Minho e Miguel Araújo

A barcelense Gisela João atua na Mostra, no dia 30 de julho, sábado. No dia 04 agosto, quinta-feira, é a vez do grupo Sons do Minho. No dia 05, sexta-feira, sobe ao palco Miguel Araújo.

A Mostra estará aberta todos os dias da semana (segunda a sexta-feira, das 18:00 às 24:00, e aos fins de semana, das 16:00 às 24:00.

Todos os dias estarão a funcionar tasquinhas de comida regional no recinto da Praça de alimentação. Será ainda possível assistir e participar nas arruadas de folclore, participar em workshops criativos.

A 39.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos reservou para o dia de encerramento – domingo, 07 de agosto, às 22 :00, um dos momentos mais emblemáticos do certame: a realização da “Gala do Artesanato”, iniciativa que pretende homenagear os artesãos barcelenses, sendo atribuídos os prémios “Inovação”, “Revelação Artesanato Contemporâneo”, “Revelação Artesanato Tradicional”, “Prémio Carreira”, e melhor “Stand da Mostra”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

“Temos que reintroduzir riqueza na floresta para que deixe de ser uma ameaça”

Próximo Artigo

Zelensy diz que a Rússia "não tem um pingo de coragem" para admitir a derrota

Artigos Relacionados
x