Gil Vicente perde com Sporting em jogo ‘acidentado’ em Barcelos

I Liga

O Gil Vicente perdeu hoje em Barcelos com o Sporting, 3-0, na 15.ª jornada da I Liga de futebol, num jogo em que os leões ainda desperdiçaram um penálti e que teve uma primeira parte com muitas incidências de arbitragem.

Nuno Santos (53 minutos), Gonçalo Inácio (64) e Daniel Bragança (90+3) fizeram os golos dos ‘leões’, numa partida em que as equipas se viram reduzidas a 10 unidades bem cedo, primeiro o Gil Vicente (Fujimoto, 12 minutos) e depois o Sporting (Neto, 21) e em que Pedro Gonçalves, muito perdulário hoje, falhou uma grande penalidade (37).

Com a 10.ª vitória consecutiva no campeonato, o Sporting coloca pressão sobre o FC Porto, que ultrapassa provisoriamente e que joga domingo em Vizela.

O Sporting não entrou bem no jogo, mas fez valer a sua superioridade na segunda parte diante de uma equipa gilista que criou perigo, mas que cometeu erros que pagou caro.

Com sete baixas por lesão, castigo e covid-19, o treinador do campeão nacional já pôde, em contrapartida, contar com Paulinho, recuperado da infeção pelo novo coronavírus, e Palhinha, apto após lesão, que começou o jogo no banco de suplentes ‘leonino’, no qual se sentaram apenas oito jogadores, e não nove, como os regulamentos permitem, dois deles guarda-redes.

Em relação à equipa que bateu (1-0) o Penafiel na terça-feira, carimbando o acesso à ‘final four’ da Taça da Liga, Rúben Amorim fez cinco mudanças, com os naturais regressos de Adán, Gonçalo Inácio, Matheus Nunes, Pedro Gonçalves e Paulinho.

Já a equipa da casa, que vinha de duas vitórias seguidas e cinco jornadas consecutivas sem perder, apresentou apenas uma alteração, com Hackman a substituir o castigado Zé Carlos no lado direito da defesa.

O início de jogo foi equilibrado, mas o Gil Vicente ficou reduzido a 10 unidades aos 12 minutos, por expulsão direta de Fujimoto.

Inicialmente, Tiago Martins tinha mostrado apenas o cartão amarelo ao médio japonês pela falta sobre Matheus Reis, mas alertado pelo VAR, e depois de ver as imagens, mostrou o vermelho.

Contudo, pouco depois (21), Neto teve uma atitude impensável, agredindo Pedrinho num lance em que a bola estava bem longe – cartão vermelho (não sem Tiago Martins ter primeiro expulsado erradamente Ugarte) e deixando as equipas novamente em igualdade numérica.

À meia hora de jogo, Rúben Amorim lançou Nuno Santos para o lugar de Sarabia, visivelmente insatisfeito pela saída, para refazer o trio defensivo com a deslocação de Matheus Reis para o centro da defesa.

O jogo continuou com incidências polémicas: aos 35 minutos, Tiago Martins expulsou o médico do Sporting, João Pedro Araújo, que assistia Ugarte, caído na área após entrada de Vítor Carvalho, falta que o árbitro só assinalou graças a nova intervenção do VAR e depois de visionar o lance.

Na conversão da grande penalidade, contudo, Pedro Gonçalves atirou com força, mas Frelih adivinhou o lado (37).

O Sporting inaugurou o marcador aos 53 minutos: Nuno Santos intercetou um mau passe de Ruben Fernandes e rematou com força e colocação, a bola ainda desviou em Lucas Cunha tornando infrutífero o voo do guardião gilista.

O Gil Vicente respondeu de pronto e Fran Navarro podia ter empatado aos 55, mas rematou mal.

Palhinha entrou para o lugar de Ugarte (57) e, antes do segundo dos ‘leões’, Paulinho ameaçou com um remate perigoso. Na sequência, e após dois cantos, o remate de Pedro Gonçalves ia para fora, mas ‘encontrou’ pelo caminho Gonçalo Inácio, que acabou por fazer o desvio final (64).

Ricardo Soares apostou em Leautey e Abujarnia e Ruben Amorim retirou o esgotado Gonçalo Esteves, jovem de 17 anos que se estreou no campeonato e como titular, lançando Diogo Bragança e colocando Matheus Nunes como lateral direito.

O Sporting ficou a dever a si próprio, e a Pedro Gonçalves, não ter dilatado a vantagem nos últimos minutos, com o avançado a desperdiçar duas ocasiões clamorosas, com mérito de Frelih (86 e 88), mas Daniel Bragança, após grande trabalho de Paulinho, não perdoou e sentenciou o resultado final (90+3).

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.

Gil Vicente – Sporting, 0-3.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Nuno Santos, 53 minutos.

0-2, Gonçalo Inácio, 64.

0-3, Daniel Bragança, 90+3.

Equipas:

– Gil Vicente: Frelih, Hackman (Léautey, 75), Lucas, Rúben Fernandes, Talocha, Vítor Carvalho (Aburjania, 75), Pedrinho (Matheus Bueno, 85), Fujimoto, Murilo, Samuel Lino e Fran Navarro (Calero, 88).

(Suplentes: Brian, Diogo, Henrique Gomes, Aburjania, Léautey, Bilel, Matheus Bueno, Calero e Elder Santana).

Treinador: Ricardo Soares.

– Sporting: Adán, Luís Neto, Coates, Gonçalo Inácio, Gonçalo Esteves (Daniel Bragança, 90+3), Ugarte (Palhinha, 57), Matheus Nunes, Matheus Reis, Pedro Gonçalves, Sarabia (Nuno Santos, 31) e Paulinho.

(Suplentes: João Virgínia, André Paulo, Nazinho, Marsà, Palhinha, Daniel Bragança, Nuno Santos e Geny).

Treinador: Rúben Amorim.

Árbitro: Tiago Martins (Associação de Futebol de Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Ugarte (20), Matheus Nunes (45+3), Vítor Carvalho (50), Coates (61) e Gonçalo Esteves (66). Cartão vermelho direto para Fujimoto (12) e Luís Neto (21).

Assistência: 4.730 espetadores.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Braga: PSP cercou zona dos bares à procura de droga e armas

Próximo Artigo

830 crianças vacinadas no primeiro dia em Braga

Artigos Relacionados
x