Gil Vicente empata FC Porto com golo aos 90+4

Gil vicente empata fc porto com golo aos 90+4

O golo tardio de Thomás Luciano, aos 90+4, deu hoje ao Gil Vicente o empate 1-1 na receção ao FC Porto, que deixa os ‘dragões’ em posição delicada na luta pelo título na I Liga de futebol.

Os ‘azuis e brancos’ chegaram à vantagem por Evanilson, aos 55, em ‘recarga’ a uma grande penalidade por ele apontada, mas as várias ocasiões desperdiçadas para dilatar a vantagem permitiram aos barcelenses empatar, no cabeceamento de Thomás Luciano, já em tempo de compensação.

Após o triunfo na Liga dos Campeões, diante do Arsenal (1-0), da passada quarta-feira, os ‘dragões’ apresentavam-se em Barcelos nesta partida da 23.ª jornada com “margem de erro praticamente nula”, como afirmou Sérgio Conceição na antevisão, e acabam a ronda com 49 pontos, no terceiro lugar, a nove do Benfica, que venceu hoje o Portimonense (4-0), e a seis do Sporting, com menos dois jogos.

Já o Gil Vicente é provisoriamente nono classificado e soma agora 26 pontos, os mesmos que Farense, Famalicão e Casa Pia.

Numa fase inicial, o FC Porto evidenciava dificuldades em desbloquear o bloco coeso dos anfitriões, que até tiveram a melhor oportunidade do primeiro tempo, por intermédio de Rúben Fernandes, quando surgiu para o cabeceamento em posição muito favorável ao segundo poste, mas a atirar ao lado, aos 17.

Os ‘dragões’ tiveram a sua melhor oportunidade em todo o primeiro tempo por intermédio da iniciativa de Wendell pela esquerda, que ganhou a linha e cruzou, para ver Rúben Fernandes a quase marcar na própria baliza, não fosse a intervenção instintiva de Andrew, ao minuto 37.

Na segunda metade, o conjunto portista entrou com um ímpeto muito diferente, empurrando o Gil Vicente para o seu último terço defensivo e somando ocasiões claras de finalização, a começar por um grande remate de meia distância por parte de Iván Jaime, aos 50.

O golo inaugural do FC Porto surgiu cinco minutos depois, após Mory Gbane ter tocado com o braço na bola, com o árbitro Fábio Veríssimo a apontar prontamente para a marca dos 11 metros.

Chamado à conversão do penálti, Evanilson ainda permitiu uma primeira defesa de Andrew, mas ficou com a bola à sua mercê para a recarga, com a baliza descoberta, e fez dessa forma o 1-0.

A abertura do marcador proporcionou um jogo mais aberto – os ‘dragões’ prosseguiam com um ritmo elevado, enquanto os barcelenses arriscavam mais no ataque – e os lances de perigo acumulavam-se para os dois lados.

Evanilson ficou perto de ‘bisar’, aos 65, num remate que passou muito perto do poste, e, por sua vez, o Gil Vicente poderia ter empatado por Pedro Tiba, no minuto seguinte, após uma recuperação de bola em zona proibitiva para os portistas.

Num jogo de parada e resposta, o FC Porto pecava na concretização, não conseguindo chegar ao desejado segundo golo, que traria maior tranquilidade perante as dificuldades impostas pelos barcelenses, com Francisco Conceição, num movimento característico da direita para o centro, a atirar muito perto da baliza, aos 64.

Na senda do desperdício dos ‘dragões’, Pepê e Evanilson surgiram isolados diante de Andrew, aos 70 e 82, respetivamente, o primeiro a efetuar um ‘chapéu’ por cima e o segundo a rematar contra o guarda-redes.

Sem conseguir ‘matar’ o jogo, o FC Porto sujeitou-se ao empate, que surgiu já no quarto minuto para além dos 90, quando Thomás Luciano se impôs a Wendell nas alturas, ao segundo poste, respondendo com um cabeceamento perfeito ao cruzamento de Félix Correia, para desalento dos adeptos portistas presentes em Barcelos.

Resumo

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio Cidade de Barcelos, em Barcelos.

Gil Vicente – FC Porto, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores

0-1, Evanilson, 55 minutos.

1-1, Thomas Luciano, 90+4.

Equipas

Gil Vicente: Andrew, Alex Pinto (Thomas Lopes, 87), Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Buta, Mory Gbane, Pedro Tiba (Dominguez, 62), Martim Neto (Afonso Moreira, 87), Touré (Fujimoto, 80), Murilo (Ali Alipour, 62) e Félix Correia.

(Suplentes: Vinicius, Castillo, Dominguez, Ali Alipour, Fujimoto, Felipe Silva, Mananga, Thomas Luciano e Afonso Moreira).

Treinador: Vítor Campelos.

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio, Wendell, Alan Varela (Grujic, 46), Eustáquio, Francisco Conceição (André Franco, 84), Iván Jaime (Galeno, 68), Pepê (Nico González, 89) e Evanilson (Toni Martínez, 84).

(Suplentes: Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Grujic, Galeno, Jorge Sánchez, Nico González, André Franco, Toni Martínez e Gonçalo Borges).

Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Evanilson (44), Sérgio Conceição (44), Alan Varela (45+6), João Mário (45+9), Touré (52), Alex Pinto (75) e Thomas Luciano (90+5).

Assistência: 8.121 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Temporal derrubou árvores por todo o alto minho

Temporal derrubou árvores por todo o Alto Minho

Próximo Artigo
Arco-íris noturno? Fenómeno raro aconteceu em trás-os-montes

Arco-íris noturno? Fenómeno raro aconteceu em Trás-os-Montes

Artigos Relacionados