Seguir o O MINHO

Futebol

Gil Vicente e Vítor Oliveira? “É um casamento perfeito”

Ljubinko Drulovic, antiga glória do Gil Vicente, deixa muitos elogios e faz algumas revelações, após a vitória dos de Barcelos contra o FC Porto

em

Fotos: Blogue "Caderneta sem Cromos" / Arquivo

A antiga glória do Gil Vicente, Ljubinko Drulovic, deixou rasgados elogios ao clube de Barcelos e ao seu treinador, Vítor Oliveira, depois da vitória contra o FC Porto (2-1), num regresso de sonho à I Liga.

“Gosto e respeito todos os clubes que defendi. Foi uma grande proeza, ninguém contava, perante um FC Porto forte e que vinha de uma grande vitória na Rússia. Fiquei muito feliz por ver que o Gil tem condições para ser a sensação do Campeonato, após tanto tempo ausente”, afirma.

Em declarações ao jornal A BOLA, o agora treinador da seleção olímpica do Uzbequistão aplaude a contratação de Vítor Oliveira.

“O Vítor é fantástico, acho que aceitou o desafio mais difícil da carreira e fez uma equipa do zero, com caráter e muita capacidade. Foi a melhor opção do Gil Vicente e este é um casamento perfeito”, assinala.

“Falei com ele algumas vezes antes da época começar. Não foi por acaso que aceitou isto, é sempre ambicioso, gosta de construir equipas e mostrar serviço. E o Gil merece toda a sorte do mundo”, acrescenta o sérvio, agora com 50 anos.

“Acredito numa excelente época, começaram bem e já se viu que o Vítor conseguiu o mais difícil com apenas uma jornada. Ganhou uma equipa e, depois, há talentos que vão sobressair. Vai lutar contra todos pelos três pontos”, vaticina.

Olhando para trás, o antigo extremo-esquerdo, que chegou a Portugal em 1992, para jogar no Gil Vicente, que o lançou, antes de brilhar no FC Porto – onde jogou sete épocas e meia – e no Benfica – onde esteve dois anos – recorda a importância que Vítor Oliveira teve na sua carreira.

“Foi alguém muito importante na minha carreira, um dos melhores treinadores que conheci e ficou um amigo. Lembro sempre a conversa com ele pela 4ª ou 5ª jornada, chamou-me ao gabinete a dizer que me ia dar toda a liberdade. Percebeu a minha qualidade e como eu devia jogar”, revela.

Sobre os companheiros de então na equipa de Barcelos, o sérvio destaca alguns.

“Posso falar do Tuck e Cacioli, mas também do Brassard, Laureta, Morato ou Jaime Cerqueira. Eram todos importantes. Não só o Drulovic”, refere Drulovic, revelando, ainda, ter sido parte ativa para ajudar o médio Bogdan Mladenovic (ex-Rad Belgrado) a vir para os gilistas.

Finalmente, a antiga glória deixa elogios a Kraev, “o novo Drulovic”, como foi chamado, esta semana, por o jornal A BOLA.

“Tem grande qualidade e grande futuro. Chega da mesma equipa onde eu estava antes e vir para Portugal. É uma aposta muito boa, está carregado de talento, um pé esquerdo fantástico e vai adaptar-se bem. O Vítor sabe integrar…”, avalia.

O Gil Vicente regressou à I Liga de futebol com um triunfo sobre o vice-campeão FC Porto, por 2-1, em jogo da primeira jornada da prova que teve emoção, surpresa e a intervenção do videoárbitro.

No Estádio Cidade de Barcelos, os minhotos, que foram esta temporada reintegrados na I Liga, na sequência do ‘caso Mateus’, há 13 anos, juntaram o resultado à exibição e somaram os primeiros três pontos do campeonato, graças aos tentos do extremo brasileiro Lourency, aos 60, e do médio búlgaro Bozhidar Kraev, aos 77.

Pelo meio, o vice-campeão nacional alcançou o empate por intermédio do hoje capitão Alex Telles, aos 73 minutos, na conversão de uma grande penalidade que foi confirmada com recurso às imagens do videoárbitro (VAR).

Anúncio

Futebol

2.º Troféu Manuel Passos apresenta plantel sénior aos sócios do Vianense

No estádio Dr. José de Matos

em

O Sport Clube Vianense vai defrontar, no sábado, pelas 10:00, no estádio Dr. José de Matos o Aliados de Lordelo, em jogo de apresentação da equipa sénior aos sócios, informou hoje o clube.

Em comunicado, a direção do clube adianta que além da disputa do Troféu Manuel Passos, o jogo servirá para apresentar o plantel principal e a equipa técnica para a temporada 2019/2020.

Aos 47 anos, Vitor só abandona a baliza do SC Vianense quando for campeão

Será o quinto jogo de preparação do Sport Clube Vianense que vai iniciar a competição no campeonato distrital da primeira divisão, no próximo dia 15 de setembro.

Continuar a ler

Futebol

Liga Europa: Presidente do Vitória confiante na passagem à fase de grupos

Playoff contra FCSB (ex-Steaua de Bucareste)

em

Foto: Facebook de Vitória SC

O presidente do Vitória SC, Miguel Pinto Lisboa, afirmou hoje que a equipa crê no apuramento para a fase de grupos da Liga Europa de futebol, na antecâmara do ‘play-off’ com o FCSB (ex-Steaua de Bucareste), da Roménia.

Com a primeira mão da eliminatória agendada para quinta-feira, às 19:30 (hora de Lisboa), na ‘casa emprestada’ do adversário, em Giurgiu (cidade 60 a quilómetros a sul da capital Bucareste), o dirigente sublinhou os “elevados níveis de confiança”, a “motivação” e o “querer” dos jogadores vitorianos para conseguirem um resultado que os aproxime da meta traçada.

Miguel Pinto Lisboa. Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO (Arquivo)

“Estamos no ‘play-off’. O nosso objetivo, como sempre comunicámos, é atingir a fase de grupos. Estamos confiantes nesse objetivo. Respeitamos este adversário, tal como os anteriores, mas estamos focados no objetivo e crentes de que o vamos atingir”, disse, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, antes do para Roménia.

Questionado sobre as possíveis entradas e saídas do plantel até 31 de agosto, data de encerramento do mercado de transferências, Miguel Pinto Lisboa frisou que “nada está fechado” até ao último dia.

Os dois últimos reforços confirmados pelo Vitória, o médio Poha (ex-Rennes, França) e o avançado Bruno Duarte (ex-Lviv, Ucrânia) já podem ser utilizados pelo treinador Ivo Vieira no primeiro jogo com o FCSB.

O Vitória SC defronta o FCSB, da Roménia, na quinta-feira, às 19:30 de Lisboa, num encontro marcado para o Estádio Marin Anastasovici, na cidade de Giurgiu, e arbitrado pelo esloveno Matej Jug.

Lista de 20 convocados:

– Guarda-redes: Miguel Silva, Douglas e Miguel Oliveira.

– Defesas: Sacko, Lucas Soares, Tapsoba, Frederico Venâncio, Pedro Henrique, Bondarenko, Florent e Rafa Soares.

– Médios: Al Musrati, Pepê, Poha, André Almeida e João Carlos Teixeira.

– Avançados: Rochinha, Davidson, Bruno Duarte e Alexandre Guedes.

Continuar a ler

Futebol

Sá Pinto espera um Spartak de Moscovo ao nível dos ‘grandes’ em Portugal

Liga Europa

em

Foto: DR / Arquivo

O treinador do Sporting Clube (SC) de Braga, Ricardo Sá Pinto, disse hoje que os jogos do playoff de acesso à Liga Europa de futebol com o Spartak de Moscovo serão tão difíceis como os embates com os ‘grandes’ portugueses.

“Sem dúvida, será um jogo da mesma exigência [como com Benfica, FC Porto e Sporting]. Será um jogo muito difícil para nós, mas também para eles. É uma equipa muito madura, com jogadores internacionais nos diversos setores, com experiência e qualidade, muito perigosa no contra-ataque e no ataque rápido”, disse na conferencia de imprensa de antevisão da partida da primeira mão, que se realiza na quinta-feira, em Braga.

O técnico quer, por isso, um Braga muito cuidadoso: “temos que ser equilibrados em todos os momentos e agressivos defensivamente e não dar espaço a jogadores como Schurrle, Bakaev ou Ponce”, disse.

Para Sá Pinto, “os detalhes vão fazer a diferença nesta eliminatória”, considerando que “as duas equipas têm valor para passar à fase de grupos”.

“É importante fazer um bom resultado e isso passa por não sofrer e marcar: é o resultado que queremos para amanhã (quinta-feira)”, afirmou.

A Rússia é sexta classificada no ranking da UEFA e Portugal sétimo e, para Sá Pinto, esse é outro motivo para querer bater os moscovitas.

“Queremos fazer as duas coisas, ajudar o Braga a entrar na fase de grupos e Portugal através dessa qualificação”, disse.

O técnico não quis revelar se vai fazer alterações em relação ao ‘onze’ que começou o jogo em Alvalade, contra o Sporting, no domingo (derrota por 2-1), mas frisou que, seja qual for a equipa, isso não significa fazer gestão.

“Não faço gestão, faço uma convocatória a pensar que aqueles jogadores são os melhores para aquele jogo. Tenho muitos e bons jogadores, mas não os posso meter a todos. Estou muito satisfeito com a prestação de todos. Na quinta-feira jogarão os que têm as características ideais para começar este jogo”, disse.

Já o extremo Ricardo Horta frisou a vontade da equipa em chegar à fase de grupos.

“O Braga está a querer chegar perto dos ‘grandes’ e temos de estar nas competições europeias para mostrar quão fortes somos, vamos lutar por isso”, garantiu.

O Spartak de Moscovo já leva oito jogos oficiais esta época, o dobro dos do Braga, mas o jogador português considera que a equipa está preparada fisicamente para o embate.

“Estamos com muita ambição e ilusão para jogar este jogo, é um jogo difícil, mas é destes jogos que gostamos [e são estes] nos fazem crescer. Todo o plantel está pronto para jogar e certamente vamos fazer dois grandes jogos para esta grande equipa”, disse.

Questionado pelos jornalistas russos sobre a importância da Liga Europa para as equipas portugueses, Sá Pinto respondeu: “Em Portugal não descuramos nada, não abdicamos de nada, tudo é importante”.

SC Braga e Spartak de Moscovo defrontam-se a partir das 19:45 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, com arbitragem do espanhol Xavier Estrada Fernández.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares