Seguir o O MINHO

Braga

Gerês reforçado com operacionais de busca e resgate em montanha

Terras de Bouro

em

Foto: DR

O novo Centro de Socorro e Resgate em Montanha da GNR sediado no piso superior do Centro de Animação Termal.da vila do Gerês, já alberga a equipa que conta com 16 efetivos, anunciou hoje a Câmara de Terras de Bouro.

A unidade reforça as operações de busca e salvamento numa altura de elevada afluência turística e onde ocorrem alguns acidentes e pedidos de socorro, quer seja durante o dia ou em período noturno, e “é possível, desta forma, dar uma resposta mais rápida e eficaz nesses casos”.

A autarquia explica que a Unidade de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR (ex-GIPS) comporta agora o território com diversos “serviços fundamentais, nomeadamente: intervenção de combate a incêndios florestais, busca de pessoas desaparecidas, intervenções diversas de proteção e socorro perante condições meteorológicas adversas, patrulhamento florestal, bem como realização de ações de esclarecimento e sensibilização”.

“A criação deste Centro de Socorro e Resgate de Montanha é, indubitavelmente, uma mais-valia para o concelho de Terras de Bouro, conferindo um maior nível de segurança a todos aqueles que nos visitam”, refere o presidente Manuel Tibo, citado no comunicado.

Foto: DR

O executivo visitou ainda a brigada de combate a incêndios que está afeta ao Plano Operacional Nacional do Gerês (PONG), instalada no Chalé Florestal da vila do Gerês,. como aconteceu no ano anterior.

Populares