A Câmara de Terras de Bouro vai requalificar a zona de Rio Caldo, num investimento de 809.096,86 euros, financiado pelo programa NORTE2030, foi hoje anunciado.
O projeto, inserido no objetivo “Desenvolvimento integrado nas zonas urbanas”, foca-se na melhoria da mobilidade pedonal e ordenamento do estacionamento nas margens das EN-308 e EN-304, numa área de 4.930 m² influenciada pelo turismo da Albufeira da Caniçada.
Em comunicado enviado a O MINHO, a autarquia salienta que a intervenção inclui a requalificação de passeios, criação de novos percursos pedonais, passadiços suspensos e reorganização do estacionamento, utilizando materiais locais como granito e madeira para respeitar a identidade paisagística.
Áreas como o Parque do Tanquinho, Posto de Turismo, Fluvina e Posto de Saúde da Cruz Vermelha também serão beneficiadas.
Os objetivos passam por aumentar a segurança e acessibilidade, valorizar o património natural, promover a revitalização socioeconómica e reforçar a atratividade turística.
O projeto, com 57,93% de cofinanciamento (468.728,77 euros de fundos comunitários e 340.368,09 euros nacionais), cumpre normas ambientais e urbanísticas, prometendo um espaço público mais inclusivo e sustentável.