O Grupo Fuste, com sede em Braga e Lisboa, é responsável pela construção e manutenção das lojas da cadeia Biedronka, a maior rede de supermercados da Polónia, detida pela portuguesa Jerónimo Martins e, em 2023, faturou 712 milhões de euros.
Só a Fuste, S.A., empresa-mãe do grupo, conta com 34 anos de atividade, 65 trabalhadores e uma faturação superior a 73 milhões de euros, enquanto a Central de Compras Fuste, especializada em ‘sourcing’ internacional de equipamento, emprega 13 pessoas e registou mais de 105 milhões de euros de faturação no mesmo período.
No total, o Grupo emprega atualmente 180 pessoas em Portugal e 130 na Polónia, incluindo 133 engenheiros e 34 arquitetos.
Desde 1992, a colaboração com o Grupo Jerónimo Martins tem sido “um dos pilares da sua internacionalização”, nomeadamente através da conceção, construção e manutenção de lojas da cadeia Biedronka na Polónia – país onde o Grupo conta com três escritórios e se prepara para inaugurar o seu 17.º centro de distribuição.
Esta operação, que se estende pontualmente a países vizinhos como a Alemanha e a Eslováquia, valeu à Fuste distinções consecutivas da revista Forbes como uma das empresas de crescimento mais rápido, nos anos de 2018 e 2019.
Atualmente, o Grupo Fuste é responsável pela manutenção de cerca de 3.685 lojas Biedronka, desenvolve em média 568 projetos de design e arquitetura por ano.
De acordo com a InvestBraga, em comunicado, o grupo destaca-se pelo “impressionante” tempo médio de apenas 65 dias para a construção de uma nova loja de retalho.
O Grupo Fuste recebeu, esta quinta-feira, uma visita institucional da InvestBraga às suas instalações em Adaúfe, no âmbito da programação das Semanas da Economia de Braga.
A comitiva contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, e Gil Carvalho, diretor de Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga.
Durante a visita, os representantes institucionais tiveram a oportunidade de conhecer em detalhe a atividade de “uma das mais relevantes empresas empregadoras do concelho, cuja trajetória de crescimento e capacidade de inovação têm contribuído significativamente para o posicionamento de Braga como um polo de excelência nos setores da construção, engenharia e serviços integrados”.
A visita incluiu ainda o convite formal ao arquiteto António Coutinhas para integrar a rede de Embaixadores Empresariais de Braga, um gesto que “traduz o reconhecimento da autarquia pela relevância estratégica do Grupo Fuste e pelo seu impacto económico e social no território”.
Fundado em 1991, o Grupo Fuste iniciou a sua atividade com forte incidência na arquitetura e na construção de imóveis para o setor bancário, tendo ao longo dos anos diversificado e consolidado um ecossistema empresarial altamente integrado, que opera hoje em áreas como o retalho, logística, indústria, distribuição alimentar, comércio e serviços.
A abrangência da sua intervenção vai desde o desenho e construção de infraestruturas, passando pela gestão e manutenção de espaços, compra de equipamento e eficiência energética, refletindo um modelo de atuação “completo e adaptado às exigências de clientes nacionais e internacionais”.
Com sede em Braga e Lisboa, e presença direta em cinco países — Portugal, Espanha, Polónia, Países Baixos e Colômbia — o Grupo Fuste tem pautado a sua atuação por uma abordagem de engenharia de valor (value engineering), assente no princípio do “build-to-suit” e numa “resposta personalizada” às necessidades de cada cliente.
Do seu portfólio de clientes fazem parte marcas como Jerónimo Martins, Recheio, Pingo Doce, Leroy Merlin, Primark, Aston Martin, Mini, L’Oréal, Unilever, Ibis e Mercure Hotels, Super Bock Group, Caixa Geral de Depósitos, BPI, Santander, Novo Banco e CTT. Através de subsidiárias como a Fuste Polska, Fuste Management e Fuste Service, o Grupo reforça a sua presença internacional, sendo que a ‘holding’ do grupo, sediada nos Países Baixos desde 2019, sustenta esta estratégia de crescimento e consolidação global.
De acordo com Carlos Silva, “o Grupo Fuste é um exemplo notável da capacidade empreendedora instalada em Braga, com um percurso sólido, inovador e internacional. A sua atuação diversificada e o impacto económico que gera – tanto ao nível da criação de emprego qualificado como da afirmação de Braga no contexto global – demonstram bem o valor estratégico do nosso tecido empresarial.”
Já Gil Carvalho destacou que esta visita permitiu à InvestBraga “reforçar a proximidade com uma organização de referência, cuja trajetória de crescimento e aposta contínua na excelência operacional constituem um forte contributo para a atratividade do concelho”.
“O Grupo Fuste representa o dinamismo e a ambição que queremos continuar a promover em Braga”, concluiu.