GANT aguarda desenlace da falência da Ricon para definir estratégia em Portugal

Gant aguarda desenlace da falência da ricon para definir estratégia em portugal
Patrik Nilsson, CEO da Gant AB. Foto: drapersonline.com

A GANT AB, marca de roupa internacional com sede em Estocolmo, na Suécia, emitiu esta quinta-feira um comunicado onde diz aguardar pelo desenlace das questões legais relacionadas com a falência do Grupo Ricon/Delveste para determinar uma nova estratégia para o mercado português.

“A empresa continua a ver um grande potencial no mercado nacional e mantém a ambição de manter o melhor relacionamento com os seus clientes em Portugal”, afirma a empresa.

Recorde-se que, desde que a Ricon fechou portas, a GANT passou a operar em Portugal sem lojas físicas.

“Ao longo de 26 anos, a GANT manteve uma parceria de franchise com o distribuidor português Grupo Ricon/Delveste. Após este parceiro atravessar sérias dificuldades financeiras, e não obstante os esforços desenvolvidos pela GANT AB ao longo do último ano para assegurar a continuidade do negócio e a notoriedade da marca no mercado português, o distribuidor em causa declarou falência, terminando assim a já longa parceria”, pode ler-se naquela nota.

Para Patrik Nilsson, CEO da GANT, “a GANT Portugal sempre foi um mercado importante para a GANT AB, sendo mesmo um dos mais fortes para a marca em termos globais. Como tal, é com grande tristeza que vemos o nosso distribuidor português a não conseguir dar continuidade à parceria que vínhamos desenvolvendo”, frisando que “sabemos que os nossos clientes têm sido afectados, mas é nossa intenção voltar a estar perto deles assim que todas as questões legais relacionadas com esta situação estejam ultrapassadas”.

Com o fecho das lojas da GANT em Portugal, mais de 200 pessoas perderam o emprego.

“Gostava de agradecer pessoalmente toda a paixão e entrega dos trabalhadores portugueses para com a GANT e dizer-lhes o quanto apreciei os esforços que desenvolveram ao longo destes tempos conturbados”, conclui Patrik Nilsson, citado naquele comunicado.

Actualmente, a marca GANT está presente em 70 mercados, contando com 750 lojas em nome próprio e mais de 4000 retalhistas. Fundada em 1949 nos Estados Unidos da América por Bernard Gantmacher, tornou-se uma marca global em termos de sofisticação, oferecendo roupas, acessórios e artigos de casa premium para homem, senhora e criança.

O Tribunal de Vila Nova de Famalicão decretou a insolvência do grupo Ricon, que detinha as lojas da Gant em Portugal, composto por oito empresas no início de fevereiro, deixando cerca de 800 trabalhadores no desemprego.

A Ricon Industrial, a maior empresa operacional do grupo, empregava cerca de 350 trabalhadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pj de braga deteve homem por burla informática a empresa de confeções

PJ de Braga deteve homem por burla informática a empresa de confeções

Próximo Artigo
Semana santa 2017 teve impacto económico de 9,5 milhões em braga

Semana Santa 2017 teve impacto económico de 9,5 milhões em Braga

Artigos Relacionados