Começou com sete funcionários e hoje tem cerca de 700. Fundador do ‘império do alumínio’ homenageado em Braga

Avelino Gonçalves, fundador da empresa ALUMÍNIOS DE NAVARRA, vai ser a personalidade homenageada no Jantar Humanitário da Cruz Vermelha de Braga em 2023, foi hoje anunciado.

O empresário é o padrinho desta que é a décima edição deste jantar de angariação de fundos que representa uma parte importante dos apoios financeiros para que esta entidade possa sobreviver ao longo de todo o ano no apoio aos mais desfavorecidos e também no socorro da população.

Segundo uma nota de imprensa tornada pública pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, o empresário Avelino Gonçalves é alguém “a quem os bracarenses muito devem”, daí ter sido o escolhido para apadrinhar a edição deste ano do evento que começou a realizar-se em 2012.

Nascido em Vila do Conde, em 1941, Avelino Gonçalves do Carmo construiu o Grupo Navarra, instalado na freguesia de Braga com o mesmo nome, e tornou-o uma referência no setor do alumínio em Portugal.

Começou com uma pequena empresa fundada em 1977, chamada Tamil – Tratamento do Alumínio do Minho, Lda., focalizada na atividade de anodização, com apenas, sete colaboradores e com a capacidade máxima de produção de 700 mil metros quadrados por ano.

Em 1985, o grupo começa a expandir-se para a comercialização de acessórios para estruturas de alumínio. e em 1991 inicia a extursão de alumínio, criando em definitivo a Navarra – Alumínios. A partir de 2005 deu-se a ampliação das fábricas e a internacionalização.

Em 2012, o grupo Navarra recebeu a medalha de Mérito da Cidade de Braga, com o Grau Ouro, no mesmo ano em que celebra 35 anos de atividade no setor do alumínio.

Em 2017, Avelino Gonçalves foi condecorado como Comendador da Ordem de Mérito Empresarial pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia realizada no Porto que contou com a presença do ex-Presidente da República Ramalho Eanes.

Atualmente, o Grupo Navarra conta com cerca de 700 colaboradores.

Jantar solidário

Na edição deste ano, a Cruz Vermelha de Braga conta ter cerca de 1.000 pessoas reunidas no Altice Fórum para aquele que é um dos maiores eventos de beneficência do Minho, no próximo dia 18 de novembro, a partir das 19:00.

Este ano, o tema do jantar é o ‘Direito à habitação’. 

Mais de 20 mil pessoas apoiadas num ano

A Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa é uma organização que celebra este ano 153 anos de existência, e o seu trabalho vai desde as equipas de emergência, passando pelo apoio a idosos, apoio social a crianças e famílias carenciadas, acolhimento de refugiados menores não acompanhados, pessoas em situação de sem abrigo, inserção socioprofissional, pessoas com comportamentos aditivos e dependências e formação no âmbito do socorrismo e emergência. 

Acolhem nas suas estruturas e habitações mais de uma centena de pessoas, apoiam todos os dias mais de 200 pessoas a quem dedicam tempo e cuidado apoiados por cerca de 150 técnicos e profissionais.

No último ano, o apoio e trabalho da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa chegou a mais de 20 mil pessoas.

Notícia atualizada às 12h38 (16/10) com correção do número de funcionários.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados