Luís Afonso foi o grande vencedor da 2.ª edição do IRIS – Festival de Imagem de Natureza do Gerês, que decorreu no fim de semana, em Terras de Bouro. A fotografia captada na albufeira do rio Homem conquistou a principal categoria, dedicada ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Para o júri, citado nas redes sociais do festival, a imagem de Luís Afonso “tem muita força”, mas também “transmite muita calma”. Sérgio Tapia, em representação do coletivo de júris, também reconheceu a “interessante combinação dos tons quentes com os tons frios” que a fotografia apresenta.
Também na categoria ‘rainha’, “Parque Nacional da Peneda-Gerês”, Tiago Mateus foi 2.º classificado, enquanto a fotografia de Jorge Costa foi 3.ª. Ricardo Amorim recebeu uma menção honrosa.
Cândido Moisés venceu na categoria de “Paisagens Naturais” e, em “Vida Selvagem”, João Ferreira conquistou o 1.º lugar. Foram submetidas mais de 800 imagens a concurso.
O Município de Terras de Bouro organizou, no sábado e domingo, a 2.ª edição do IRIS – Festival de Imagem de Natureza do Gerês. O objetivo deste certame passa por “divulgar a região e promover um produto turístico com enorme potencialidade”, nomeadamente “em épocas com taxas de ocupação turísticas mais baixas, ajudando, desta forma, ao combate da sazonalidade”, referiu a autarquia em comunicado.