Fotografia de gineta captada em Braga vence 1.º prémio em vida selvagem

Iris – Festival de Imagem de Natureza do Gerês

“Sonhos em azul”, de João Ferreira, venceu a categoria “Vida Selvagem” na 2.ª edição do IRIS – Festival de Imagem de Natureza do Gerês, que decorreu no fim de semana, em Terras de Bouro. A fotografia captada em Braga, pelo fotógrafo bracarense, representa a silhueta de uma gineta (Genetta genetta) sob uma iluminação azul.

Uma foto “pensada, planeada e que levou o seu tempo a executar”, escreve João Ferreira nas suas redes sociais, revelando uma “paixão por silhuetas belas e elegantes como a gineta”.

Após conferenciar com colegas, acrescentou “aos normais elementos de uma foto armadilha, uma tela retro iluminada, um difusor de estúdio, e gel azul”.

O primeiro prémio na categoria PNPG foi para Luís Afonso, com uma imagem captada na albufeira do rio Homem, em Vilarinho da Furna. 

Também na categoria ‘rainha’, “Parque Nacional da Peneda-Gerês”, Tiago Mateus foi 2.º classificado, enquanto a fotografia do famalicense Jorge Costa foi 3.ª. Ricardo Amorim recebeu uma menção honrosa.

2.º lugar. Foto: Tiago Mateus
3.º classificado. Foto: Jorge Costa
Menção honrosa. Foto: Ricardo Amorim

Cândido Moisés venceu na categoria de “Paisagens Naturais”, com uma imagem da Ilha da Madeira.

1.º lugar na categoria “Paisagens Naturais”. Foto: Cândido Moisés

 

Foram submetidas mais de 800 imagens a concurso.

O Município de Terras de Bouro organizou, no sábado e domingo, a 2.ª edição do IRIS – Festival de Imagem de Natureza do Gerês. O objetivo deste certame passa por “divulgar a região e promover um produto turístico com enorme potencialidade”, nomeadamente “em épocas com taxas de ocupação turísticas mais baixas, ajudando, desta forma, ao combate da sazonalidade”, referiu a autarquia em comunicado.

 

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Patrulhas militares de vigilância de incêndios percorreram o equivalente a 7,5 voltas ao mundo

Próximo Artigo

Autarcas da Póvoa de Varzim recebem envelopes com balas. "Uma destas na testa"

Artigos Relacionados
x