Seguir o O MINHO

Ave

Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro realiza-se em Guimarães

em

A quarta edição do Fórum Anual de Graduados Portugueses no Estrangeiro (GraPE2015) será realizada em Guimarães, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, através da sua Divisão de Desenvolvimento Económico. O evento terá lugar no dia 28 de dezembro, no Centro Cultural Vila Flor, sob o tema “GraPE2015 – RE:Inventar Portugal”, com a sessão de abertura agendada para as 10h00.

O Fórum GraPE resulta da parceria entre a AGRAFr (Association des Diplômés Portugais en France), a ASPPA (Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha), a PAPS (Portuguese American Post-graduate Society) e a PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom), e surge como um fórum de discussão, partindo da experiência de portugueses que saíram à descoberta de oportunidades pelo mundo, nas mais variadas áreas profissionais, numa reflexão sobre como podem as boas práticas internacionais contribuir para um maior avanço científico, económico e cultural do país.

Entre os temas, será debatida a progressão das carreiras profissionais e académicas, dentro e fora de Portugal, a comunidade portuguesa fora do país e o papel da diáspora na sociedade portuguesa. O GraPE2015 surge no seguimento dos colóquios ‘Percursos em Ciência: Diversidade contra a Adversidade’ (Lisboa, 2012), ‘Migrações Científicas: Ir e Voltar’ (Porto, 2013), e ‘Portugueses sem Fronteiras: Criatividade e Inovação’ (Lisboa, 2014) que reuniram em anos anteriores participantes de diversas áreas profissionais.

A edição deste ano terá a duração de um dia e está dividido em quatro sessões, em que as três primeiras incluirão a intervenção de três oradores especialistas na área (Economia, Gestão e Empreendedorismo; Artes e Cultura; e Ciência e Tecnologia). Na última sessão promover-se-á um debate dinâmico sobre o tema do encontro, contando com um painel de cinco oradores convidados. O fórum incluirá ainda um almoço de networking entre os participantes e os convidados.

Este fórum é uma iniciativa única em Portugal, de dinâmica internacional, reunindo portugueses distribuídos pelo mundo e promovendo o debate de questões cruciais à progressão profissional de todos, assim como ao desenvolvimento do país. Constitui ainda uma oportunidade única para o estabelecimento de novos contactos no seio desta comunidade.

Populares