Foi preciso uma tonelada de sal para fazer esta obra de arte em Viana do Castelo

Está patente até 01 de setembro
Foto: Estação Viana Shopping

Está patente no Estação Viana Shopping a obra de arte “Avental de Sal: Tradição Efémera”, da autoria de Isabel Lima, feita ao vivo pelos moradores da Ribeira de Viana do Castelo, com recurso a um meio inusitado e transitório – uma tonelada de sal.

A peça presta homenagem ao avental do traje regional à VianesaEstará em exposição até 01 de setembro.

Por ocasião do arranque de mais uma Romaria d’Agonia e do programa Pulsar Viana, esta obra, que se encontra na Praça Central, no Piso 1, do centro comercial, foi criada com recurso a “sal colorido com pigmentos, para recriar os padrões e cores vibrantes que caracterizam os tradicionais aventais da região, utilizando o sal como veículo de memória”.

A textura granulada do sal, em conjunto com um “jogo de luzes e sombras”, transforma o chão do Estação Viana Shopping numa “verdadeira tela artística, convidando os visitantes a uma reflexão sobre a efemeridade da arte e das tradições culturais”.

“Estamos muito entusiasmados por acolher esta obra diferenciadora no Centro, que, além da sua beleza estética, transmite uma mensagem poderosa sobre a preservação e valorização do nosso património cultural. Esta exposição reforça o compromisso contínuo do Estação Viana Shopping em apoiar a cultura local e oferecer experiências envolventes para a nossa comunidade”, afirma José Duarte Glória, diretor do Estação Viana Shopping, citado em comunicado.

Para Isabel Lima, esta é uma “forma de homenagear o artesanato e a herança cultural que define a identidade da região de Viana do Castelo”.

Natural da região, a artista tem uma sólida formação em arte e design, combinada com uma carreira multifacetada como docente e artista, tendo sido reconhecida com o Galardão de Mérito de Mulheres Empreendedoras da Europa e África.

O projeto Pulsar Viana é uma iniciativa do Estacão Viana Shopping que procura através de expressões artísticas, homenagear os principais símbolos e valores da identidade do Minho, dando palco a propostas da comunidade, num “ponto de encontro entre tradição, arte e cultura”.

Esta obra única de arte sensorial contou com o apoio do McDonald’s e da Viana Festas.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x