O NRP Viana do Castelo que está em missão, no âmbito da iniciativa Mar Aberto 2024, visitou a cidade de Dakar, na semana passada, anunciou ontem a Marinha.
Em comunicado, a instituição refere que, em conjunto com a Marinha do Senegal, a Marinha realizou um exercício militar e organizou ainda uma receção a bordo por ocasião da comemoração dos 50 anos de cooperação entre Portugal e o Senegal.
Esta semana o navio atracou em Bissau, onde também foram realizadas várias atividades.
O comandante do navio construído nos estaleiros de Viana, capitão-de-fragata Ricardo Sá Granja, aproveitou a visita à cidade de Dakar para cumprimentar o chefe do Estado-Maior da Armada do Senegal, contra-almirante Abdou Sene, onde foi abordada a “importância da segurança marítima no oceano Atlântico”.
“Já em Bissau foi feita uma palestra sobre o Papel da União Europeia e Portugal na Segurança Marítima do Golfo da Guiné e ações de formação para os militares da República da Guiné-Bissau, onde se incluíram treinos práticos com a equipa de fuzileiros embarcada e diversas palestras a bordo, assim como foi dado algum apoio sanitário por parte do serviço de saúde de bordo, através da realização de consultas médicas”, lê-se na nota publicada pela Marinha.
Além disso, no domingo, o navio esteve aberto a visitas ao público. O navio segue agora para o próximo porto desta Iniciativa Mar Aberto, Walvis Bay, na Namíbia.