Filigrana portuguesa brilha no ‘coração’ de Nova Iorque

Em Times Square
Foto: DR

A Oficina de Filigrana de Portugal juntou as conservas e a filigrana, dois “símbolos nacionais”, e criou uma joia “única” para ser admirada pelo “mundo inteiro” em Times Square, Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

Recentemente, um dos “mais promissores” artesãos da Filigrana, Adelino Soares, de Gondomar, criou uma joia “muito singular” para a Oficina de Filigrana de Portugal, uma das áreas de negócio do Grupo O Valor do Tempo, de que também faz parte a loja Portuguese Sardine, em Times Square.

Com genes filigranados – a mãe foi enchedeira e o avô foi mineiro – Adelino Soares colocou a tecnologia ao serviço da tradição, usando-a a favor da sua arte artesanal. E assim nasceu das suas mãos uma lata de conservas que replica fielmente o “Lingote” – a mais requintada conserva da Portuguese Sardine, com “delicados filetes de sardinha sem pele e sem espinha e com ouro comestível”.

O desenho e produção da estrutura deste lingote em Filigrana demorou três dias a executar, aos quais se adicionaram 30 horas só para o enchimento usando 28 metros em fios de 0,22 mm, tão finos quanto a espessura de um cabelo, nota a empresa, em comunicado enviado às redações.

“Uma verdadeira obra de arte galvanizada a ouro de 1,5 micron, que pode agora ser contemplada no local onde mais sentido faz, Times Square, Nova Iorque, a montra do
mundo por excelência, e onde Portugal brilha cada vez com mais intensidade”, lê-se.

Apesar de se trabalhar a Filigrana sobretudo em ouro e prata, o artesão adianta: “Estamos a desenvolver a produção da Filigrana em platina, algo que não existe atualmente, para elevar a um novo patamar a arte da Filigrana de Portugal no mundo.”

Gondomar, de onde é natural este artesão, é um dos dois principais núcleos desta arte, a par da Póvoa de Lanhoso. O concelho minhoto conta com 11 oficinas ativas, concentradas maioritariamente nas freguesias de Travassos e Sobradelo da Goma.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x