Festival de teatro em Póvoa de Lanhoso com nove concorrentes e 11 espetáculos

O 12.º Concurso Nacional de Teatro de Póvoa de Lanhoso vai contar com nove companhias, mas o programa inclui ainda dois espetáculos extra, um dos quais reúne “três gerações Ruy de Carvalho”.

O outro espetáculo extra do concurso intitula-se “Limpezas Maria da Fonte” e será levado a cena pelo grupo de teatro constituído por funcionários da Câmara de Póvoa de Lanhoso.

O concurso, cujo patrono é Ruy de Carvalho, decorrerá de 5 de fevereiro a 12 de março, no Theatro Club de Póvoa de Lanhoso.

No primeiro dia, a extraconcurso, será apresentado o espetáculo “Trovas & Canções – Atores, Poetas e Cantores”, que reúne Ruy de Carvalho, o filho e o neto.

O concurso propriamente dito arranca a 6 de fevereiro, com “O Bicho do Teatro”, a cargo do Teatro de Carnide.

A 12 e 13 de fevereiro, respetivamente, sobem ao palco o Pateo das Galinhas – Grupo Experimental de Teatro, com a peça “Grupo de Vanguarda”, e Getas – Centro Cultural do Sardoal, com “A Mosqueta”.

“Muito Molière”, pelo Teatro Experimental de Mortágua, é a proposta para 19 de fevereiro, enquanto no dia seguinte o Teathron apresentará “Quatro mulheres para uma Ifigénia”.

O mês de fevereiro fecha com “Enquanto a Cidade Dorme”, pela Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar (dia 26) e com “Pessoa”, pelo Teatro Passagem de Nível (dia 27).

Os últimos espetáculos a concurso estão marcados para 4 de março, com a peça “Mulheres”, pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, e para o dia seguinte, com “O Principezinho”, pelo Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.

A 11 de março, e extraconcurso, o grupo de teatro formado pelos trabalhadores do município de Póvoa de Lanhoso estreia “Limpezas Maria da Fonte”, um espetáculo alusivo àquela heroína do concelho.

Na primavera de 1846, Maria da Fonte foi a principal instigadora de uma sublevação popular contra o governo de António Costa Cabral, que teve origem precisamente em Póvoa de Lanhoso.

Em disputa estão o Prémio Ruy de Carvalho para a Melhor Produção, Prémio para a Melhor Encenação, Prémio para a Melhor Cenografia, Prémio para o Melhor Guarda Roupa, Prémio para o Melhor Desenho de Luz – Prémio Orlando Worm, Prémio para a Melhor Interpretação Feminina, Prémio para a Melhor Interpretação Masculina e o Prémio Prestígio.

Os prémios serão todos em filigrana, uma arte que constitui uma das marcas do concelho de Póvoa de Lanhoso.

Notificacoes O Minho

Ative as notificações no canto esquerdo do seu ecrã e receba alertas de notícias de Última Hora.*

* disponível para Google Chrome

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x