Festival de Melgaço tem 32 filmes a concurso

Festival de melgaço tem 32 filmes a concurso

A primeira edição do Prémio Jean Loup Passek do II Festival Internacional de Documentário de Melgaço vai contar com uma seleção de 32 filmes, com o evento a decorrer entre 4 e 09 de agosto.

Em comunicado sobre a seleção dos documentários nomeados para a primeira edição daquele Prémio, a organização informou que se candidataram cerca de 200 filmes sobre o tema “Migrações”, entre os quais foram selecionadas para a competição 15 longas-metragens e 17 médias e curtas-metragens.

O Prémio Jean Loup Passek, em homenagem ao escritor e crítico de cinema francês que doou parte do seu espólio à Câmara Municipal de Melgaço, pretende distinguir filmes “que reflitam sobre as temáticas de migração e fronteira”.

Entre as longas-metragens a concurso encontram-se documentários com origem em Portugal, França, Estados Unidos da América (EUA), Chipre, Austrália, Turquia, Alemanha, Itália, Espanha e Kosovo. O prémio para a melhor longa-metragem internacional será de três mil euros.

Já na competição de médias e curtas-metragens vão estar filmes de Portugal, França, Áustria, Bélgica, China, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Perú, Espanha, Polónia, Austrália, Brasil e EUA, sendo o primeiro prémio de 1.500 euros.

Os documentários portugueses selecionados candidatam-se também a um prémio específico, no valor de mil euros.

Os filmes serão exibidos durante o festival “Filmes do Homem”, entre 04 e 09 de agosto, promovido pela Câmara Municipal de Melgaço em parceria com a Associação de Produção e Animação Audiovisual (AO NORTE).

O evento pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre a identidade, memória e fronteira, e dinamizar o Museu do Cinema de Melgaço, inaugurado em 2005, onde se encontra o espólio que Jean Loup Passek doou ao concelho.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Éder como dito 32 anos depois

Éder como Dito 32 anos depois

Próximo Artigo
Gnr apreendeu roupa contrafeita na feira de fafe

GNR apreendeu roupa contrafeita na feira de Fafe

Artigos Relacionados