O canoísta Fernando Pimenta, do Clube Náutico de Ponte de Lima (CNPL), sagrou-se este sábado campeão nacional de canoagem de fundo pelo nono ano consecutivo, em K1, em Melres, Gondomar, no Rio Douro.
O atleta limiano liderou o circuito em 20.40.77 minutos, à frente de João Ribeiro, canoísta de Esposende que veste as cores do Benfica, e Fábio Cameira, do Alhandra, segundo e terceiro classificados, respetivamente, conquistando assim o nono título consecutivo.
Rui Lacerda, em C1, também conquistou o campeonato nacional, com 23.42.69 minutos, deixando para trás Fábio Lopes, do ARCO Ribeira, e Filipe Dias Vieira, do Sporting.
Nos femininos, Joana Marinho Sousa, do CNPL, não foi além de um terceiro lugar, em K1 5000 metros, ficando atrás de Teresa Portela, do Benfica, e Francisca Laia, do Sporting.
Em C1, Ana Quintão, do Clube Náutico de Prado (CNP), conquistou o título nacional com 19.45.27 minutos, destronando Rafaela Araújo, de Darque KC, e Maria Santos, de ACRS Guedes.
Já a antiga bicampeã Ana Esteves, também do CNP, ficou-se pelo quinto melhor tempo.
Na classificação coletiva, o título nacional foi conquistado, novamente, pelo Clube Náutico de Ponte de Lima (6152 pontos), com Clube Náutico de Prado (4133) a ocupar o segundo lugar e o Clube Náutico de Crestuma (2025) a terminar no terceiro posto.
No domingo, na Taça de Portugal de Tripulações, em Melres, Gondomar, o K4 do Clube Náutico de Ponte de Lima foi mais forte, levando a melhor sobre os rivais.
O quarteto composto por Fernando Pimenta, Jorge Castro, João Pereira e Hugo Figueiras completou aprova em 17.26.21 minutos, menos 25.07 segundos que o K4 do Vilacondense (José Ramalho, Nuno Santos, Ricardo Carvalho e Brandon Walt) e menos 40.93 segundos que os canoístas Alfredo Faria, Miguel Rodrigues, Bruno Silva e João Figueiredo, do GCDR Gemeses.
No K2, Fernando Pimenta e Roberto Martins, do CNPL, viram o título fugir para dupla sportinguista Emanuel Silva e David Varela, ficando 1.42 segundos. Já David Fernandes e Marco Gomes, do Clube Náutico do Funchal, terminaram em terceiro lugar.
Em C2, o título foi conquistado por Hélder Silva e Nuno Silva, do Clube Náutico de Prado.
Em C4, Rui Lacerda, Hélder Figueiras, João Amorim e Ricardo Coelho, do CNPL, foi a formação mais rápida, conseguindo alcançar a primeira posição.
Nos femininos, as atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima Joana Marinho de Sousa e Ana Correia venceram as provas de K2 e K4, esta última com Mariana Barros e Mariana Morais.
No C2, Mara Gomes e Rafaela Araújo, do Darque KC, foram as mais rápidas.
Na Taça de Portugal de Tripulações estiveram cerca de 1000 atletas e 46 clubes, tendo o CNPL conseguido um primeiro lugar com 1174 pontos, o Clube Náutico de Prado um segundo com 909 e o Clube Náutico do Litoral Alentejano com 537.