A feira de Barcelos reabriu na totalidade, esta quinta-feira, no âmbito do plano de desconfinamento, e registava uma boa adesão durante a manhã, como verificou O MINHO.
O movimento de clientes era intenso, embora fluído, não se registando filas nas quatro entradas do recinto, vedado por grades.
À entrada há gel desinfetante e as pessoas só podem entrar com máscara ou viseira.
Os corredores, amplos, para garantir o distanciamento entre bancas, ganharam vida com centenas de pessoas a circularem.
Entre os setores mais procurados, mantinham-se o dos legume – recorde-se que o setor alimentar continuou a funcionar durante o confinamento – mas também o da roupa, que era a grande novidade desta quinta-feira, uma vez que esteve encerrado nos últimos quase três meses.
Voltaram a ouvir-se os pregões no Campo da Feira em Barcelos e era visível o entusiasmo de clientes e o contentamento dos feirantes com este regresso.
Em simultâneo com a reabertura da feira semanal, também regressou a Feira Grossista e o Mercado Municipal.
A Câmara salienta que se mantêm todas as regras de distanciamento social e proteção com máscara, entre outras, de forma a evitar possíveis contágios do coronavírus.
Para aceder ao recinto, é obrigatório o uso de máscara ou viseira e a desinfeção das mãos, sendo disponibilizado desinfetante nas entradas, com doseadores automáticos.
A feira de Barcelos nos anos 50 por um dos mais importantes fotógrafos portugueses
“As condições para a reabertura total da Feira foram articuladas com os feirantes e com as respetivas associações, e obtiveram a concordância das autoridades de saúde do concelho, que validaram o respetivo plano”, refere a Câmara.
As feiras e mercados não alimentares puderam reabrir a partir de segunda-feira, quando começou a segunda fase do desconfinamento, desde que com autorização das autarquias.