O FC Porto pode hoje garantir lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, em jogo em que visita o FC Barcelona e precisa de fazer mais pontos na ronda do que o Shakhtar Donetsk.
Naquele que é, teoricamente, o jogo mais difícil no Grupo H, os ‘dragões’ visitam, na quinta jornada, a equipa espanhola em Montjuic, quando somam os mesmos nove pontos do FC Barcelona, sendo ambos seguidos por Shakhtar, com seis pontos, e Antuérpia, sem pontos.
A equipa de Sérgio Conceição terá noção de qual o resultado que precisa quando entrar em campo a partir das 20:00 (horas de Lisboa), tendo em conta que o Shakhtar Donetsk recebe o Antuérpia mais cedo, a partir das 17:45.
No jogo, os ‘dragões’ vão defrontar um FC Barcelona, que tem os portugueses João Cancelo e João Félix, longe do seu melhor momento, com a equipa de Xavi Hernández a vencer apenas dois dos seus últimos cinco jogos.
Da parte do FC Porto, a equipa vem de uma vitória tranquila na Taça de Portugal, diante de um adversário do quarto escalão — Montalegre (4-0) — e que permitiu a Sérgio Conceição gerir as opções, dando minutos a alguns jogadores menos utilizados.
Em Barcelona, o técnico não contará com o lesionado Wendel e com David Carmo, castigado, mas Zaidu e Pepe regressaram aos convocados após recuperarem de lesão, numa altura em que Fábio Cardoso era o único central disponível, tendo em conta que Zé Pedro não está inscrito.
O jogo de hoje, da quinta jornada do Grupo H, terá arbitragem do italiano Daniele Orsato, acompanhado dos auxiliares Ciro Carbone e Alessandro Giallatini, enquanto o também italiano Massimiliano Irrati vai ser o videoárbitro (VAR).