FC Porto quer surpreender a Europa na terça-feira

Liga dos Campeões
Fc porto quer surpreender a europa na terça-feira
Foto: FC Porto

O ‘intruso’ FC Porto vai tentar na terça-feira voltar a surpreender a Europa e ‘expulsar’ da Liga dos Campeões em futebol a Juventus, de Cristiano Ronaldo, depois do triunfo de há três semanas no Dragão por 2-1.

Um golo a abrir a primeira parte, do iraniano Taremi, e outro a começar a segunda, do maliano Marega, quase foram uma ‘tempestade perfeita’ para ‘vecchia signora’, que se ‘safou’ a oito minutos do fim, com um tento de Federico Chiesa.

Os comandados de Sérgio Conceição, a realizar uma época para ‘esquecer’ a nível nacional, estão, ainda assim, em vantagem, a mesma que souberam conservar rumo aos títulos de 1986/87 e 2003/04, perante Dinamo Kiev (meias-finais) e Manchester United (‘oitavos’), respetivamente.

A Juventus também sabe o que é ‘cair’ depois de perder fora por 2-1, o que aconteceu há sete anos, perante o Benfica, que, liderado por Jorge Jesus, logrou um ‘nulo’ em Turim, qualificando-se para a final da Liga Europa.

Desta vez, os ‘azuis e brancos’ também o podem conseguir, até porque, ano após ano, têm feito história na ‘Champions’, sendo a única equipa fora do ‘top 4’ europeu que venceu a prova nos últimos 25 anos – 11 títulos para a Espanha, cinco para a Inglaterra e quatro para Alemanha e Itália.

Na presente temporada, o FC Porto também não deixou os seus créditos por mãos alheias e foi a única equipa fora do ‘top 5’ a chegar aos ‘oitavos’, sendo que, na primeira mão, foi a única anfitriã, não cabeça de série, a vencer. As outras perderam todas.

Ainda assim, e apesar dos muitos feitos que vem conseguindo, o conjunto portista tem um registo negativo nos ‘oitavos’ (quatro apuramentos e sete eliminações) e não ostenta uma grande propensão para afastar ‘gigantes’ – o último foi precisamente o Manchester United, nos ‘oitavos’ de 2003/04, rumo ao título.

Os ‘azuis e brancos’ têm, ainda assim, razões para acreditar que é possível, até porque a ‘vecchia signora’ mostrou no Dragão que está muito longe, a ‘quilómetros’, de ser uma equipa imbatível, ou sequer uma forte candidata ao título europeu.

A presença de Cristiano Ronaldo, o melhor marcador da história da prova, é um dado a favor dos eneacampeões italianos em título, mas, coletivamente, o ‘onze’ de Andrea Pirlo mete bem mais ‘medo’ pelo nome do que, propriamente, pelo que mostra no relvado.

Para ultrapassar pela quinta vez os ‘oitavos’ – que começaram a ser disputados em 2003/04 -, o FC Porto terá de ser destemido e mostrar a mesma personalidade do Dragão, tentando evitar, ao máximo, os erros, que a ‘Juve’, como equipa italiana que é, não costuma desperdiçar. No Porto, bastou-lhe uma oportunidade.

Quanto à equipa a apresentar, é possível que Sérgio Conceição tente surpreender, o que passará por jogar com três centrais ou apostar num ataque mais móvel e rápido, com a inclusão de Luis Díaz, que esta época já faturou no reduto do Manchester City.

A maior ‘dor de cabeça’ poderão ser as lesões, se estas levarem à melhor sobre Pepe e Corona, que no sábado saíram ao intervalo do confronto com o Gil Vicente, que o FC Porto venceu fora por 2-0, com tentos de Uribe e Sérgio Conceição.

Quanto à Juventus, vai jogar com um Cristiano Ronaldo ‘fresquinho’, já que o português só jogou 20 minutos no triunfo caseiro sobre a Lazio por 3-1, no sábado, com dois golos e uma assistência do espanhol Álvaro Morata, a ‘pedir’ a titularidade.

No mesmo dia do embate de Turim, o Borussia Dortmund, de Raphaël Guerreiro, é favorito na receção ao Sevilha, do ex-técnico portista Julen Lopetegui, após o triunfo em Espanha por 3-2, com ‘bis’ de Haaland, que é preocupação nos alemães, depois de sair lesionado do desaire de sábado no reduto do Bayern Munique (2-4).

Quanto aos embates de quarta-feira, o Liverpool, que volta a defrontar o Leipzig em Budapeste, depois de vencer ‘fora’ o primeiro jogo por 2-0, e o Paris Saint-Germain, anfitrião do FC Barcelona, de Messi, depois do 4-1 em Nou Camp, com ‘hat-trick’ de Mbappé, também não deverão ter problemas para seguir em frente.

Na semana seguinte, disputam-se os restantes quatro duelos, com Manchester City, Real Madrid, Chelsea e Bayern Munique a jogarem em casa e já em vantagem, face a Borussia Mönchengladbach, Atalanta, Atlético de Madrid e Lazio, respetivamente.

O encontro entre a Juventus e o FC Porto, da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, está marcado para terça-feira, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Allianz Stadium, em Turim.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Um ano de pandemia: paços-vitória foi o último jogo "normal" em portugal

Um ano de pandemia: Paços-Vitória foi o último jogo "normal" em Portugal

Próximo Artigo
Análise nos eua aponta várias passagens racistas em "os maias", de eça de queirós

Análise nos EUA aponta várias passagens racistas em "Os Maias", de Eça de Queirós

Artigos Relacionados