Seguir o O MINHO

Futebol

FC Porto e Sporting cada vez mais distantes no topo da I Liga

Síntese

em

Foto: DR / Arquivo

O FC Porto transformou hoje uma desvantagem inicial em uma goleada de 4-1 em Oeiras, sobre o Belenenses SAD, somando assim a 13.ª vitória de seguida na I Liga de futebol, em que é líder destacado.

Mais cedo, o Sporting, com Pedro Gonçalves de regresso aos golos, ‘passou’ em Vizela por 2-0, confirmando assim o segundo lugar na prova, claramente na luta pela defesa do seu título de campeão.

‘Dragões’ e ‘leões’ não vacilaram e aproveitaram as escorregadelas dos terceiro e quarto posicionados, ou seja, Benfica (empate 1-1 com Moreirense, sábado) e Sporting de Braga (derrota por 1-0 ante o Marítimo), cada vez mais distantes dos lugares da frente do campeonato.

A fazer uma campanha quase irrepreensível, com apenas dois empates consentidos, a equipa orientada por Sérgio Conceição chega aos 50 pontos, mais três que o Sporting, também a fazer uma época ‘de sonho’ até ao momento. Com 41 pontos, o Benfica já precisa de resultados de terceiros para subir na tabela, enquanto os ‘arsenalistas’ estão com 32 pontos.

No campo do lanterna-vermelha, Evanilson fez o primeiro ‘hat-trick’ da carreira, firmando-se como jogador essencial na equipa, em que é um dos avançados mais utilizados.

O antigo jogador do Fluminense marcou aos 34, 58 e 84, uma sequência que teve outro golo azul e branco de permeio, apontado pelo iraniano Taremi aos 61.

A goleada podia ter sido ainda mais desequilibrada, não fosse o colombiano Luis Díaz falhar uma grande penalidade aos 77 minutos.

O Belenenses SAD procurou a surpresa, com o golo de Abel Camará aos 13 minutos, mas ‘complicou’ o seu destino aos 31 minutos, com a expulsão do sul-africano Sphephelo Sithole.

Com uma exibição segura em Vizela, o Sporting não se atrasa e continua com justas expectativas de conseguir defender o cetro.

Os ‘leões’, que vinham da primeira derrota no campeonato frente ao Santa Clara (3-2), adiantaram-se no marcador aos 28 minutos, com um golo de Pedro Gonçalves, e ampliaram a vantagem aos 42, por Daniel Bragança.

Os outros dois jogos do dia terminaram com empates: 0-0 no Famalicão-Paços de Ferreira e 2-2 no Santa Clara-Tondela.

Todos estes quatro clubes deram ‘um pequeno passo’ na fuga à despromoção, onde o Belenenses SAD está já numa posição muito complicada.

O lanterna-vermelha tem 11 pontos e é antecedido por Arouca (14), Famalicão, Moreirense e Vizela (16), Santa Clara e Tondela (17) e Paços de Ferreira e Boavista (18).

A jornada prossegue segunda-feira, com a disputa do Portimonense-Vitória SC, enquanto Estoril Praia-Arouca foi adiado para 27 de janeiro.

Populares