Seguir o O MINHO

Vila Verde

Farmácias solidárias pagam medicamentos a famílias carenciadas de Vila Verde

em

Foto: DR/Arquivo

As farmácias de Vila Verde doaram, em 2017, um total de 2.000 euros, possibilitando o acesso gratuito a medicamentos a 64 pessoas carenciadas do concelho, anunciou o município.

A doação foi feita ao abrigo do protocolo de colaboração Medivida, promovido pelo Núcleo Local de Inserção de Vila Verde e estabelecido entre o município, as farmácias aderentes e as instituições particulares de solidariedade Social (IPSS) Casa do Povo de Ribeira do Neiva e Centro Comunitário de Prado.

As farmácias contribuem anualmente com uma verba destinada à aquisição de medicamentos para pessoas que apresentam problemas de saúde e que se encontram numa situação de fragilidade económica.

As verbas são entregues às IPSS, que depois as encaminham para as famílias sinalizadas.

Em 2017, as farmácias doaram 2.000 euros, verba que permitiu dar resposta a 64 pedidos de ajuda com medicação, a que correspondem 102 prescrições médicas.

“Além do acesso à medicação, estas famílias beneficiam do apoio das equipas de atendimento e acompanhamento social que fazem parte das IPSS envolvidas no projeto”, refere uma nota publicada no ‘site’ do município.

Beneficiam do apoio os munícipes cujo rendimento familiar ‘per capita’ seja igual ou inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais.

Portadores de doenças crónicas, idosos, famílias monoparentais e pessoas com incapacidades têm prioridade no acesso ao apoio.

Desde que o projeto foi lançado, em 2015, já foram apoiadas com medicação mais de 100 famílias.

EM FOCO

Populares