Famalicão vence Gil Vicente com três golos na segunda parte

I Liga
Famalicão vence gil vicente com três golos na segunda parte

O Famalicão venceu hoje o Gil Vicente 3-0, com dois golos de Iván Jaime e um de Leonardo Campana, jogadores que entraram na segunda parte do encontro da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

O médio espanhol, de 20 anos, entrou ao minuto 66 para substituir Ugarte e desfez o ‘nulo’ aos 69 minutos, tendo fechado a contagem aos 90+4, no último lance do jogo, com o avançado equatoriano, também de 20 anos, a apontar o segundo golo famalicense, aos 90, num desafio bem mais equilibrado do que o resultado aparenta, ainda marcado pela expulsão do gilista Ygor Nogueira, aos 86.

Graças a este triunfo, o conjunto de Famalicão ascendeu ao 13.º lugar da tabela, com 30 pontos, mais três do que a equipa em posição de disputa do ‘play-off’ de manutenção, o Marítimo, ao passo que a formação de Barcelos ocupa a 11.ª posição, com 31, quando faltam seis jornadas.

As duas equipas minhotas igualaram-se tanto nos remates (três) como nos cantos (um) e repartiram ainda a posse de bola (52% para o Gil Vicente) ao longo de uma primeira parte equilibrada e marcada pela falta de ocasiões de golo, apesar de a formação da casa ter aparecido mais vezes em zona de remate.

A única exceção surgiu ao minuto 41, quando o barcelense Lourency se isolou, após cruzamento de Joel Pereira, e rematou contra o guarda-redes Luiz Júnior, antes da bola tabelar no poste e ressaltar para fora da baliza.

Após o intervalo, o treinador dos famalicenses, Ivo Vieira, mudou o eixo do ataque, colocando Leonardo Campana no lugar de Anderson, mas a segunda parte começou com a mesma toada da primeira, antes de ‘aquecer’ ao minuto 57, quando o gilista Pedro Marques se isolou e rematou contra Luiz Júnior.

A equipa trajada de branco e azul respondeu de pronto por Gil Dias, num remate para defesa incompleta de Denis, aos 58 minutos, e noutro por cima, aos 60, mas os ‘galos’ pareceram capazes de tomar conta do jogo a partir daí, graças às bolas recuperadas em zonas adiantadas, que lhes permitiram ameaçar a baliza contrária em ‘disparos’ de Talocha, aos 61, e de Vítor Carvalho, aos 62.

O ‘antídoto’ famalicense para o domínio gilista que parecia consumar-se surgiu do banco, já que Iván Jaime marcou três minutos depois de substituir Ugarte, aos 66: na sequência de uma combinação entre Ivo Rodrigues e Rúben Vinagre na esquerda, o médio espanhol atirou para o fundo das redes no ‘coração’ da área, com Denis a tocar ainda na bola.

O tento ‘acalmou’ o ‘ímpeto’ do Gil Vicente, que, ainda assim, continuou a procurar um melhor resultado, mas sem criar ocasiões claras para o empate, fruto dos erros na tomada de decisão junto à área contrária.

A reação barcelense sofreu um revés aos 86 minutos, quando Ygor Nogueira atingiu Rúben Vinagre e viu o cartão vermelho direto.

O Famalicão aproveitou a superioridade numérica e o espaço concedido pelo adversário para dilatar a vantagem por Campana, que se estreou a marcar na I Liga com um remate rasteiro, que tabelou em Rúben Fernandes e ‘traiu’ Denis, e por Iván Jaime, que ‘selou’ o seu terceiro golo na competição, ao ‘picar’ a bola sobre o guarda-redes antes de finalizar.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Cidade de Barcelos.

Gil Vicente – Famalicão, 0-3.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Iván Jaime, 69 minutos.

0-2, Leonardo Campana, 90.

0-3, Iván Jaime, 90+4.

Equipas:

– Gil Vicente: Denis, Joel Pereira, Ygor Nogueira, Rúben Fernandes, Talocha, Vítor Carvalho, Lucas Mineiro (Samuel Lino, 81), Pedrinho (Claude Gonçalves, 66), Antoine Léautey, Lourency (Kanya Fujimoto, 66) e Pedro Marques.

(Suplentes: Beunardeau, Paulinho, Rodrigão, Henrique Gomes, Guilherme Mantuan, Claude Gonçalves, Baraye, Kanya Fujimoto e Samuel Lino).

Treinador: Ricardo Soares.

– Famalicão: Luiz Júnior, Diogo Figueiras, Patrick William, Riccieli, Rúben Vinagre, Gustavo Assunção, Ugarte (Ivan Jaime, 66), Pêpê, Ivo Rodrigues (Heriberto, 90+2), Gil Dias e Anderson (Leonardo Campana, 46).

(Suplentes: Vaná, Edwin Herrera, Diogo Queirós, Neto, Iván Jaime, Kraev, Heriberto, Leonardo Campana e Fernando Valenzuela).

Treinador: Ivo Vieira.

Árbitro: António Nobre (Associação de Futebol de Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Antoine Léautey (43), Ivo Rodrigues (72) e Pepê (90+2). Cartão vermelho direto para Ygor Nogueira (86).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

(em desenvolvimento)

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Águas do alto minho lança a concurso obras de mais de dois milhões

Águas do Alto Minho lança a concurso obras de mais de dois milhões

Próximo Artigo
Parlamento unânime em voto de pesar pela morte de virgínia coutinho

Parlamento unânime em voto de pesar pela morte de Virgínia Coutinho

Artigos Relacionados