O Famalicão venceu hoje o Casa Pia por 2-1, na 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, e garantiu o sétimo lugar da classificação, conseguindo o segundo melhor resultado de sempre do clube no escalão principal.
A equipa da casa entrou com maior iniciativa ofensiva e foi a primeira a criar perigo, logo aos nove minutos, quando Mathias de Amorim protagonizou uma jogada individual de qualidade e rematou ao poste da baliza defendida por Daniel Azevedo.
Aos 26 minutos, o Famalicão voltou a estar perto do golo, desta vez por Pedro Bondo, que surgiu em boa posição na área, mas falhou o alvo ao tentar finalizar de primeira.
O jogo seguiu com várias interrupções e excesso de faltas, o que levou o árbitro a exibir vários cartões ainda antes do intervalo.
A equipa minhota conseguiu desbloquear o marcador aos 37 minutos, através de Elisor. O avançado francês aproveitou um passe em profundidade de Sorriso e, perante a passividade da defesa casapiana – com Tchamba a colocar o adversário em jogo –, finalizou com frieza na cara do guarda-redes.
Na segunda parte, o Casa Pia entrou melhor e respondeu com o golo do empate aos 54 minutos. Depois de um cruzamento de Livolant do lado direito, Larrazabal apareceu à entrada da área e, de primeira, disparou um remate em vólei indefensável para Zlobin, assinando um dos melhores golos da tarde.
O Famalicão voltou à vantagem aos 72 minutos, num lance que começou com Gustavo Sá na direita. A bola sobrou para Elisor, que precisou de duas tentativas para bater novamente Daniel Azevedo, bisando na partida e colocando a sua equipa na frente do marcador.
A equipa da casa tentou aumentar a vantagem e, aos 81 minutos, criou perigo num cruzamento da esquerda que obrigou José Fonte a um corte crucial pela linha de fundo, impedindo que a bola chegasse a um adversário em posição de finalização.
Até ao final, o ritmo abrandou e o Famalicão conseguiu segurar a vantagem, garantindo três pontos que lhe permitem fechar a época com 47 pontos, no sétimo posto da tabela. Trata-se do segundo melhor desempenho de sempre dos minhotos na I Liga, depois do sexto lugar alcançado em 2019/20.
O Casa Pia ainda pode ser ultrapassado no oitavo posto pelo Estoril Praia, nono, com 43, e que joga no sábado.
Ficha de jogo
Jogo disputado no Estádio Municipal de Famalicão.
Famalicão – Casa Pia, 2-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Elisor, 37 minutos.
1-1, Larrazabal, 54.
2-1, Elisor, 72.
Equipas:
Famalicão: Zlobin; Rodrigo Pinheiro, Leo Realpe, Ibrahima Ba, Pedro Bondo (Rafa Soares, 55), Mathias de Amorim (Samuel Lobato, 90+2), Van de Looi, Sorriso, Gustavo Sá, Aranda (Aranda,77) e Elisor.
(Suplentes: Gabriel Cabral, Calegari, Mihaj, Rafa Soares, Liimatta, Samuel Lobato, Otar Mamageishvili, Rodrigo Ribeiro, Gil Dias).
Treinador: Hugo Oliveira.
Casa Pia: Daniel Azevedo, João Goulart, José Fonte (Khaly, 90+1), Tchamba, André Geraldes, Iyad Mohamed (Renato Nhaga, 75), Kraev (Cauê dos Santos, 90+1), Benaissa (Pablo Roberto, 75), Larrazabal (Tiago Dias, 75), Cassiano e Livolant.
(Suplentes: Patrick Sequeira, Tiago Dias, Khaly, Rafael Brito, Pablo Roberto, Miguel Sousa, Renato Nhaga, Cauê dos Santos, Henrique Pereira).
Treinador: João Pereira.
Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Tchamba (17), Van de Looi (26), Iyad Mohamed (30), Kraev (30), Pedro Bondo (42), Renato Nhaga (82), Pablo Roberto (90+1), Khaly (90+3).
Assistência: Cerca de 4.300 espetadores.