Famalicão vai poupar 355 mil euros ano com instalação de iluminação LED

Substituição de cerca de cinco mil luminárias
Foto: Divulgação / CM Famalicão

A câmara de Vila Nova de Famalicão pretende poupar cerca de 355 mil euros anualmente com a conclusão da substituição de cerca de cinco mil luminárias equipadas com lâmpadas convencionais por equipamento Led, anunciou hoje aquela autarquia.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a autarquia explica que a poupança irá começar em 2020, embora a obra de substituição das lâmpadas tenha começado 2018, sendo que deverá ficar concluída até ao mês de setembro.

No total, a autarquia investiu 640 mil euros sendo que a empreitada abrangeu todo o centro urbano, as estradas nacionais 14, 204, 204-5, 206, 309 e 310, a Via Intermunicipal (VIM) e ainda várias estradas e caminhos municipais.

“A melhoria da eficiência energética é uma das principais apostas da autarquia, que tem procurado reduzir a ameaça preocupante para o país e para os municípios do ponto de vista económico, social e ambiental”, aponta no texto o presidente da autarquia, Paulo Cunha.

O texto refere também que “para além da redução financeira, a medida permitirá uma taxa de poupança nos consumos energéticos na ordem dos 67% e uma redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

Para o autarca “o valor economizado é significativo”, mas “igualmente importante é a poupança ambiental”, reforçando o empenho da autarquia em “tornar Vila Nova de Famalicão num concelho cada vez mais amigo do ambiente e eficiente do ponto de vista energético”.

Neste âmbito, a autarquia instalou, em 2016, lâmpadas do tipo LED em mais de uma dezena de parques e praças do concelho, investindo cerca de 67 mil euros, o que permitirá uma poupança anual de 25 mil euros para os cofres municipais.

Em 2017, avançou com os projetos de sustentabilidade e eficiência energética para a Casa das Artes e Piscinas Municipais de Oliveira S. Mateus e Joane.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x