A Câmara de Famalicão vai aproveitar o arranque da reabilitação da Estrada Nacional 206 – obra a cargo da Infraestruturas de Portugal (IP) – para requalificar e ampliar a rede de abastecimento de água e saneamento ao longo do traçado que será intervencionado pela IP no concelho, foi hoje divulgado.
O investimento da autarquia na renovação da rede ronda os 1,2 milhões de euros, renovando os ramais que servem as populações junto à Estrada Nacional, desde Vale São Martinho até à vila de Joane.
“Vamos protocolar com a IP a realização da obra, aproveitando a intervenção que vai ser feita na estrada e colocando os ramais”, dado que, explicou o presidente de Câmara Mário Passos, depois de concluída a intervenção na estrada, a legislação impede a realização de quaisquer outros trabalhos que rasguem a via por um período mínimo de sete anos.
A autarquia recorda que a intervenção na via que liga Famalicão a Guimarães era reivindicação antiga, com o autarca famalicense a assinar, em 2024, uma Petição Pública que reclamava a realização urgente de obras nesta via, dando conta na ocasião da sinalização por parte do município da “urgência da obra pela segurança dos cidadãos”.
As obras a realizar pelas Infraestruturas de Portugal vão ser feitas com a beneficiação geral da estrada, ao nível do pavimento, da sinalização horizontal e vertical, dos equipamentos de segurança e dos sistemas de drenagem, mas também com a construção de duas novas rotundas, em detrimento dos entroncamentos existentes, no acesso à Estrada Nacional (EN) 309, de ligação a Vale S. Cosme, e na Avenida Montes dos Combros, em Vermoim.
O prazo de execução dos trabalhos é de 420 dias.