O Município de Famalicão vai disponibilizar 25 mil euros para apoio a Bolsas de Investigação, através do Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, foi hoje anunciado.
O programa é promovido pela Câmara Municipal de Famalicão e é dirigido a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso, aprovados por instituições oficiais, nacionais ou internacionais, através da atribuição de cinco prémios a bolsas de investigação no valor de cinco mil euros cada.
Os objetivos da medida são os de “promover a inovação empresarial e o desenvolvimento de atividades de investigação e inovação de novos produtos ou processos que ajudem a indústria e o seu desenvolvimento”.
O Município pretende ainda “apoiar a criação e o desenvolvimento de valor, procurando atrair empresas de base tecnológica, incentivar a transição – digital e climática -, promover a ciência, conhecimento e tecnologia, aproximar as entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) e as empresas do território”.
“Temos vindo a trabalhar na implementação da estratégia municipal ‘do MadeIN ao CreatedIN’ com forte apoio à investigação e inovação de novos produtos ou processos, que ajudem a indústria e o seu desenvolvimento” disse o presidente de Câmara Mário Passos, citado em comunicado.
O autarca lembrou que Famalicão tem um tecido empresarial diversificado e com forte vocação para o desenvolvimento de investigação e inovação, e que “o programa tem como primeiro objetivo incentivar, reter e atrair talento no território, fomentando ainda, por essa via, a coesão e o bem-estar social”.
Recorde-se que em 2024, no primeiro ano de atribuição de bolsas, foram premiados cinco projetos de investigação, nomeadamente dois no CITEVE, nas áreas das ferramentas digitais para a criatividade e robotização e automação. Dois na Cooperativa Elétrica do Vale do Este, de digitalização do ecossistema energético e uma outra no TecMeat – Centro de Competências do Agroalimentar para o setor das Carnes, com um projeto de valorização, industrialização e inovação comercial para o agroalimentar.
O prazo para apresentação de candidaturas decorre entre 17 de fevereiro e 15 de abril, sendo que a data de encerramento pode ser antecipada caso seja atingida a dotação orçamental do programa.
As candidaturas decorrem no site Famalicão MadeIN (aqui), onde está disponível o formulário de candidatura, bem como toda a informação regulamentar sobre o programa. A medida é dirigida a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso.