Famalicão vai atribuir 25 mil euros em bolsas de investigação para reter talento

Inscrições abrem no dia 17
Famalicão vai atribuir 25 mil euros em bolsas de investigação para reter talento
Foto: Lusa

O Município de Famalicão vai disponibilizar 25 mil euros para apoio a Bolsas de Investigação, através do Programa Municipal de Apoio Financeiro a Bolsas de Investigação, foi hoje anunciado.

O programa é promovido pela Câmara Municipal de Famalicão e é dirigido a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso, aprovados por instituições oficiais, nacionais ou internacionais, através da atribuição de cinco prémios a bolsas de investigação no valor de cinco mil euros cada. 

Os objetivos da medida são os de “promover a inovação empresarial e o desenvolvimento de atividades de investigação e inovação de novos produtos ou processos que ajudem a indústria e o seu desenvolvimento”. 

O Município pretende ainda “apoiar a criação e o desenvolvimento de valor, procurando atrair empresas de base tecnológica, incentivar a transição – digital e climática -, promover a ciência, conhecimento e tecnologia, aproximar as entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) e as empresas do território”.

“Temos vindo a trabalhar na implementação da estratégia municipal ‘do MadeIN ao CreatedIN’ com forte apoio à investigação e inovação de novos produtos ou processos, que ajudem a indústria e o seu desenvolvimento” disse o presidente de Câmara Mário Passos, citado em comunicado.

O autarca lembrou que Famalicão tem um tecido empresarial diversificado e com forte vocação para o desenvolvimento de investigação e inovação, e que “o programa tem como primeiro objetivo incentivar, reter e atrair talento no território, fomentando ainda, por essa via, a coesão e o bem-estar social”.

Recorde-se que em 2024, no primeiro ano de atribuição de bolsas, foram premiados cinco projetos de investigação, nomeadamente dois no CITEVE, nas áreas das ferramentas digitais para a criatividade e robotização e automação. Dois na Cooperativa Elétrica do Vale do Este, de digitalização do ecossistema energético e uma outra no TecMeat – Centro de Competências do Agroalimentar para o setor das Carnes, com um projeto de valorização, industrialização e inovação comercial para o agroalimentar.

O prazo para apresentação de candidaturas decorre entre 17 de fevereiro e 15 de abril, sendo que a data de encerramento pode ser antecipada caso seja atingida a dotação orçamental do programa.

As candidaturas decorrem no site Famalicão MadeIN (aqui), onde está disponível o formulário de candidatura, bem como toda a informação regulamentar sobre o programa. A medida é dirigida a investigadores e bolseiros com projetos de investigação em curso.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Este vídeo valeu prémio ao gil vicente: "eu só quero jogar à bola"

Este vídeo valeu prémio ao Gil Vicente: "Eu só quero jogar à bola"

Próximo Artigo
Montenegro substitui seis secretários de estado

Montenegro substitui seis secretários de Estado

Artigos Relacionados