Seguir o O MINHO

Ave

Famalicão recebe centro tecnológico para investigação no setor das carnes

Setor “prioritário” para o concelho

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Um novo centro tecnológico dedicado à investigação, desenvolvimento e promoção das indústrias das carnes foi hoje criado em Vila Nova de Famalicão com o objetivo de “projetar um setor” encarado como “prioritário” para o concelho.


Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Braga explica que o Centro de Competências do Agroalimentar, instalado Centro de Investigação, Inovação e Ensino Superior (CIIES) de Vila Nova de Famalicão, nas antigas instalações da Didáxis de Vale São Cosme, é “único no país” e prevê receber os primeiros investigadores a partir de outubro.

A nova valência pretende “encontrar as respostas para os desafios” do futuro, assume o responsável Amândio Santos.

“O que está aqui a nascer em Vila Nova de Famalicão é algo que é muito importante para o setor das carnes. Surge como uma resposta às necessidades desta indústria que, trabalhando em rede, vai poder tirar partido da transversalidade de conhecimento que este Centro Competências vai permitir”, diz no texto.

Para o presidente da autarquia de Famalicão, o novo centro é uma “ferramenta decisiva para a projeção futura do setor”.

“Dentro de pouco tempo vamos ver este espaço a trabalhar, com investigadores, formação, experimentação e desenvolvimento, para que as nossas empresas possam produzir e exportar mais e para que os nossos trabalhadores possam adquirir mais competências e ser melhor remunerados”, aponta.

A criação do Centro de Competências do Agroalimentar implicou um investimento de cerca de um milhão de euros, contando com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 812 mil euros.

“O setor do agroalimentar é, de resto, identificado como prioritário na agenda do plano estratégico concelhio. É no concelho famalicense que estão sediadas inúmeras empresas altamente competitivas e tecnologicamente avançadas que fazem já de Famalicão um dos mais relevantes municípios neste setor”, refere a autarquia.

O Tecmeat tem como entidades sócio fundadoras a AMECAP – Associação de Matadouros e Empresas de Carnes de Portugal, a Associação Integralar – Intervenção de Excelência no Setor Agroalimentar, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, o CENTITVC – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes, o CITEVE – Centro Tecnológico das Industrias Têxteis e de Vestuário de Portugal, a CONFAGRI – Confederação Nacional de Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola, a FPAS – Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, a Universidade Lusíada, o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade do Minho e a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Anúncio

Ave

Homem de Fafe em estado grave após levar com garrafa de vinho na cabeça

Agressões

em

Foto: DR

Um homem com cerca de 40 anos sofreu ferimentos graves depois de ter sido agredido na via pública por um vizinho, ao início da noite deste sábado, em Fafe.

Ao que apurou O MINHO, a vítima terá entrado numa discussão com um vizinho, por motivos desconhecidos, quando este o agrediu com uma garrafa de vinho na cabeça, provocando-lhe um golpe bastante profundo que o deixou em estado grave.

Para o local, na Rua de Atalhos, freguesia de Fareja, foram mobilizados os Bombeiros de Fafe com uma ambulância, para assistência inicial à vítima. Dada a gravidade dos ferimentos, com o homem a perder bastante sangue, foi acionada a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Fafe, para prestar a primeira assistência médica diferenciada.

A vítima acabou por ser transportada com acompanhamento da equipa médica para o Hospital de Guimarães.

A GNR está no local a tentar apurar os contornos da agressão.

Continuar a ler

Guimarães

Menina de 18 meses queimada com gravidade em Guimarães

Acidente

em

Foto: DR

Uma menina de 18 meses sofreu queimaduras graves depois de um acidente doméstico, na vila de Caldas das Taipas, concelho de Guimarães.

Ao que apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros, a vítima sofreu queimaduras de segundo grau quando estava dentro de casa, na Rua da Rabata, cerca das 16:00 horas deste sábado.

A menina foi assistida pelos Bombeiros das Taipas e pela equipa médica da VMER.

Foi transportada em estado grave para a ala pediátrica do Hospital de Braga.

Fonte envolvida no socorro não conseguiu adiantar o que causou a queimadura.

A GNR está no local.

Continuar a ler

Ave

Comandante dos Bombeiros de Vizela candidata-se à federação distrital

Bombeiros

em

Foto: Divulgação

Paulo Félix, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela anunciou hoje a candidatura à Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga.

Em comunicado, a comissão da candidatura salienta que esta candidatura tem “como ambição fortalecer as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do distrito com o fortalecimento da Federação”.

“Braga é o terceiro maior distrito do país e merece a visibilidade própria da sua grandeza. É um dos distritos mais ricos em meios  técnicos e humanos no que diz respeito aos Bombeiros Voluntários que merecem sair do anonimato e sentirem-se reconhecidos através de uma Federação forte, coesa, ativa e reivindicativa”, escreve a comissão, na carta de apresentação da candidatura.

“Com um projeto ambicioso em diversas vertentes, que oportunamente será apresentado, destaca-se a criação de uma página oficial da FBDB com hiperligação das páginas oficiais de todas e de cada uma das associações e uma grande aposta na formação certificada e na realização de exercícios distritais (simulacros) de grande nível e de grande dimensão”, acrescenta.

“A candidatura tem ainda como ambição a criação do CJD Concelho Jurídico e Disciplinar imprescindível ao apoio às duas vertentes diretiva e operacional das Associações”, destaca.

Paulo Félix tem 43 anos e “apresenta-se com vontade de ser o rosto de uma equipa arrojada, sem medos, responsável e que efectivamente lute pelos Bombeiros Voluntários”.

Continuar a ler

Populares