Famalicão recebe apresentação das primeiras imagens do filme “Revolta”

YMotion – Festival de Cinema Jovem
Famalicão recebe apresentação das primeiras imagens do filme "revolta"

A sétima edição do YMotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que vai decorrer de 08 a 13 de novembro, vai apresentar as primeiras imagens do filme “Revolta”, com a presença do realizador Tiago R. Santos, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município acrescenta que os atores Ricardo Pereira e Teresa Tavares vão igualmente marcar presença naquela apresentação, anunciada como um dos destaques do festival.

Outros destaques serão a competição de curtas-metragens, o “talk & showcase” da banda Capitão Fausto, a homenagem à atriz Maria João Bastos e o tributo aos compositores Bernardo Sassetti e Ennio Morricone.

A sessão de abertura do festival será marcada pela apresentação do filme “Musgo”, da jovem cineasta famalicense Alexandra Guimarães.

Esta edição do festival também inclui a exposição “INSIDE – Fotografia Documental”, dedicada às curtas-metragens em competição, que estará patente na Casa da Juventude, e uma sessão especial com foco no trabalho da produtora cinematográfica portuguesa Ukbar Filmes, na seção “Novíssimo Cinema Português”, que inclui uma conversa entre a atriz Sónia Balacó, a produtora Pandora da Cunha Telles e Rui Pedro Tendinha, jornalista e comissário do festival.

Em competição no YMotion estão cerca de 40 curtas-metragens desenvolvidas por jovens realizadores, entre os 12 e os 35 anos, nas categorias Grande Prémio Joaquim de Almeida, Escolas Secundárias, Melhor Documentário, Melhor Curta de Animação, Melhor Representação, Melhor Argumento, Melhor Direção de Fotografia e Prémio do Público.

Os vencedores serão conhecidos na sessão de encerramento, que também ficará marcado pela homenagem à atriz Maria João Bastos e por um tributo à música dos compositores Ennio Morricone e Bernardo Sassetti, pelas mãos dos jovens músicos famalicenses Inês Silva e Pedro Lima.

O YMotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade.

Na edição de 2020, foram recebidas quase duas centenas de curtas-metragens na competição e o realizador Filipe Rufatto recebeu o Grande Prémio Joaquim de Almeida, pelo seu filme “Sofia” (2019).

O festival vai ter como palcos a Casa da Juventude, a Fundação Castro Alves e o Centro de Estudos Camilianos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mais de cinco mil visitaram este ano a torre de menagem do castelo de lanhoso

Mais de cinco mil visitaram este ano a Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso

Próximo Artigo
Conselho de estado assinala papel do bce para estabilidade financeira da zona euro

Conselho de Estado assinala papel do BCE para estabilidade financeira da zona euro

Artigos Relacionados