Famalicão cede empate e deixa fugir título da Liga Revelação

Torreense sagra-se campeão pela primeira vez
Foto: FC Famalicão

Os sub-23 do Torreense conquistaram hoje a Liga Revelação pela primeira vez, ao empatarem 1-1 com o ‘concorrente’ Famalicão, num jogo com vários conflitos entre jogadores, referente à 14.ª e derradeira jornada da fase de apuramento de campeão.

O clube de Torres Vedras inscreve assim o nome na ‘galeria’ dos vencedores da prova criada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 2018, a par do Estoril Praia, vitorioso em três ocasiões (2020/21, 2021/22 e 2023/24), do Desportivo das Aves, campeão na edição inaugural (2018/19), e do Estrela da Amadora, que ergueu o troféu em 2022/23.

Após desperdiçar a oportunidade de se sagrar campeão na ronda anterior, com a derrota na receção ao Benfica (2-1) quando só precisava de um empate, em 22 de abril, a equipa treinada por Luís Tralhão garantiu hoje o título no Estádio Municipal de Famalicão, num encontro em que inaugurou o marcador por Lomboto, aos 58 minutos, e sofreu o empate no último minuto.

Na sequência de um penálti cometido por Vasco Oliveira sobre Denis Parkinson, Pedro Paulo repôs a igualdade aos 90+6 minutos e foi expulso com cartão vermelho direto ao tentar retirar a bola do guarda-redes Silas Bjerre, o último momento de ‘tensão’ entre atletas num jogo com várias quezílias.

Prestes a completar o 108.º aniversário, na quinta-feira, o emblema ‘azul grená’ confirmou o primeiro lugar na fase de apuramento de campeão, com 30 pontos, acima do Famalicão, que precisava de vencer para garantir o seu primeiro título e foi segundo, com 27, e do Benfica, que fechou o pódio, com 21.

O equilíbrio marcou a primeira parte entre famalicenses, dispostos num sistema tático ‘4-3-3’, e torreenses, organizados num modelo ‘3-4-3’, que foram, ainda assim, mais soltos a atacar nos primeiros 20 minutos, fase em que acertaram na trave, num cabeceamento de Léo Azevedo, aos 14.

Nivelado até ao intervalo, o jogo tornou-se mais agressivo, faltoso e até quezilento à medida que o cronómetro avançou, com David Costa, extremo da equipa de Torres Vedras, a ser particularmente ‘castigado’, e com jogadores e elementos do banco de suplentes do Famalicão a envolverem-se em breves desacatos, aos 32.

O encontro prosseguiu na mesma toada no arranque da etapa complementar, antes de Lomboto, defesa central de 22 anos, utilizado em 26 jogos pela equipa principal, quinta classificada da II Liga, aproveitar um canto de André Simões para se elevar acima dos adversários ao segundo poste e cabecear sem hipóteses de defesa para Gabriel Cabral.

Forçada a ‘virar’ o resultado, a equipa treinada por Rui Tomé só reagiu entre os minutos 65 e 80, com destaque para um remate de Pedro Paulo para defesa apertada de Silas Bjerre, mas o ponta de lança famalicense marcou apenas no último minuto, de penálti, com o árbitro Álvaro Santos a apitar para o fim do jogo logo a seguir à expulsão.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Famalicão – Torreense, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Lomboto, 58 minutos.

1-1, Pedro Paulo, 90+6 (grande penalidade).

Equipas:

– Famalicão: Gabriel Cabral, Hélder Silva (Duarte Oliveira, 86), Ibrahima Ba, José Müller, Tomás Oliveira, Martim Almeida (Eridson Mendes, 86), Dudu (Denis Parkinson, 67), Otso Liimatta (Gustavo Barros, 57), Diogo Cabral, Rodrigo Ribeiro e Pedro Paulo.

(Suplentes: Pedro Cardoso (GR), Miguel Rodrigues (GR), Duarte Oliveira, Francisco Pinho, Eridson Mendes, Luís Sampaio, Ian Custódio, Denis Parkinson, Lourenço Teixeira, Gustavo Barros, Leonardo Oliveira e Rudi Almeida).

Treinador: Rui Tomé.

– Torreense: Silas Bjerre, Lomboto, Brian Agbor, Vasco Oliveira, Danilo Ferreira, André Simões, Léo Azevedo, Vasco Sousa, David Costa (Rodrigo Guerreiro, 90+5), David Kaiki (Tomás Marques, 80) e Arielson (Robim Dâmaso, 90+5).

(Suplentes: Eduardo Esteves, Mateus Levi, Rodrigo Guerreiro, Gonçalo Monteiro, Gonçalo Cascalheira, Gustavo Rijo, Tiago Serrazina, Tomás Marques e Robim Dâmaso).

Treinador: Luís Tralhão.

Árbitro: Álvaro Santos (AF Aveiro).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Martim Almeida (25), José Müller (29), Silas Bjerre (59), Danilo Ferreira (66), Brian Agbor (76) e André Simões (90+2). Cartão vermelho direto para Pedro Paulo (90+6).

Assistência: cerca de 2.000 espetadores.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados