Seguir o O MINHO

Ave

Famalicão adota novo método mais eficaz para exterminar vespas asiáticas

Proteção Civil destruiu 1.340 ninhos este ano

em

Foto: CM Famalicão

A Proteção Civil da Câmara de Famalicão tem, desde outubro, usado “uma nova estratégia de extermínio de ninhos de vespa asiática”. Em comunicado, a autarquia explica que tal se deve ao elevado número de ninhos existentes no concelho – só este ano, foram exterminados cerca de 1.340 ninhos de vespa velutina.

O novo método consiste na “destruição por inoculação de uma solução composta por um atrativo para vespas velutinas, com feromonas de agregação, desenvolvido especialmente para o efeito”.

“Foi possível constatar que este sistema é mais eficaz do que a destruição por inceneração, previamente em vigor, ao permitir o extermínio de uma quantidade muito superior à verificada pelo método anterior, apenas exequível durante o período noturno”, avalia a Câmara que, em 2021, até ao dia 13 de dezembro, exterminou cerca de 1.340 ninhos de vespa velutina no concelho.

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

Foto: CM Famalicão

“Após a inoculação do ninho, a Equipa Operacional de Proteção Civil afixa, no local, um documento informando a concretização da mesma. Apesar da existência deste aviso de desativação dos ninhos de vespas velutinas no local, e dado continuarem visíveis, têm surgido inúmeras denúncias inexatas e a circulação de notícias falsas nas redes socias, relativas a ninhos já exterminados e sem qualquer atividade”, salienta o comunicado.

A autarquia recorda que é possível sinalizar a existência de um ninho de vespa velutina, contactando os serviços de Proteção Civil, através do telefone 252317336 ou email [email protected], ou entrando em contacto com a respetiva Junta de Freguesia.

Também é possível sinalizar os ninhos de vespas na plataforma (aqui).

Populares