Fafe serviu 1.890 quilos de vitela assada em três dias

Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe
Foto: CM Fafe / Arquivo

O Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe, que se realizou entre 04 e 06 de outubro, registou um “balanço positivo”. De acordo com números da autarquia, nos três dias do evento, foram confecionados 1.890 kg de carne e vendidas 4.050 refeições.

Esta 9.ª edição foi relocalizada para o Parque da Cidade, com a participação de cinco restaurantes do concelho, Adega Popular, Casa de Pasto Reis, Dom Egas, Feira Velha e Vice Versa, que serviram o prato mais conhecido do concelho.

Com o apoio da Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe, o Município tenciona, a cada ano que passa, posicionar, de uma “forma mais tradicional e identitária”, este festival que atrai “milhares de visitantes de todo o país”.

Este certame, representado por varias áreas e produtos endógenos das várias freguesias do concelho, contou ainda com a presença de quinze expositores: Doçaria de Arões, Doçaria de Fornelos, Doçaria Maria do Céu Freitas – Fornelos, Vinhos Norte, Fumeiro Regional Beira Rio – Golães, Gud Artesanal. Estiveram ainda artesãos de todo o concelho e projetos que este Executivo reconhece como sendo a melhor representatividade. Nomeadamente, Sandra Lopes Atelier, Cantinho das Origens, Joana Ribeiro, Rama – Saboaria Artesanal, O Pudim da TV, Cerveja Artesanal – GAT, Oficina da Palha, Licor das Sete Cabeças e AnaCris.

Durante três dias, o Parque da Cidade acolheu diversas iniciativas de natureza eno gastronómica como workshops de cozinha, harmonização com vinhos e animação com a Banda Faz de Conta, ARPIFAFE, AAPAEIF e ainda a Tuna da Universidade Sénior da Fafe.

“A ‘prata da casa’ animou e elevou o ambiente, reconhecendo o Município que estes artistas podem e devem ser cada vez mais valorizadas como elementos de promoção territorial e de património”, refere a Câmara.

Com o “claro objetivo de posicionar este evento a nível nacional”, este ano, o Festival teve ainda como novidade, a realização de “dois espetáculos, de forma a atrair públicos de outras faixas etárias e diferentes regiões geográficas”.

Realizou-se junto ao evento a primeira campanha de incentivo à adoção responsável em parceria com a ADDAF (Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta). Esta foi a primeira de muitas ações no âmbito da Proteção Animal, promovidas pelo Município, em particular pelo CROA (Centro de Recolha Oficial Animal).

A Câmara refere que a presente edição foi um “evento acessível a todos”, tendo sido adotadas medidas “específicas para facilitar a acessibilidade, assim como instalações sanitárias adaptadas, adotando-se também o sistema dos ecocopos – copos reutilizáveis, tornando a iniciativa mais sustentável”.

O Município de Fafe e a Confraria encontram-se já “a postos” para o planeamento da 10.ª edição deste festival.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x