Exposição dos 900 anos de Ponte de Lima já foi inaugurada na Assembleia da República

Iniciativa “Dia dos municípios”
Exposição dos 900 anos de ponte de lima já foi inaugurada na assembleia da república
Foto: parlamento.pt / DR

O presidente da Assembleia da República lançou hoje a iniciativa “Dia dos municípios” no parlamento, dedicada a Ponte de Lima, concelho que comemora 900 anos e que recebeu foral de D. Teresa, mãe de Afonso Henriques.

Juntamente com o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, eleito pelo CDS, José Pedro Aguiar-Branco inaugurou uma exposição alusiva a este município do Alto Minho fundado em 1125, assistiu a um breve momento musical pelo violoncelista Diogo Penha e esteve numa degustação de produtos regionais do concelho.

Após ter inaugurado a exposição, José Pedro Aguiar-Branco, deputado do PSD eleito pelo círculo de Viana do Castelo, fez um breve discurso e disse ser “com muito orgulho” que lançou a iniciativa “Dia dos municípios” com o concelho de Ponte de Lima.

“Quando em outubro do ano passado foi lançado o projeto Parlamento Próximo, através do qual eu próprio tenho visitado vários municípios, acompanhado pelos deputados dos respetivos círculos eleitorais, pretendeu-se dar um passo mais no sentido de aproximar o parlamento dos eleitores, das autarquias, das forças vivas de cada um dos círculos eleitorais”, referiu.

Segundo o presidente da Assembleia da República, essa iniciativa “tem conseguido com êxito essa proximidade”.

“Mas hoje lançamos aqui a iniciativa dos municípios na Assembleia da República. Creio que estamos a aproximar o parlamento do território nacional e também a fazer com que o parlamento, que é a Casa da Democracia, seja igualmente do ponto de vista emocional considerado por todos os cidadãos como a sua casa”, frisou o antigo ministro social-democrata.

Escutado pela conselheira de Estado Leonor Beleza e pelos restantes quatro deputados eleitos pelo círculo de Viana do Castelo (PSD, PS e Chega), José Pedro Aguiar-Branco defendeu ainda que é preciso abrir o espaço do parlamento para que os cidadãos sintam que este órgão de soberania “é verdadeiramente de todos”.

“Por isso, queremos trazer à Assembleia da República também o melhor da economia e da cultura dos diferentes municípios, porque Portugal é isso, é o conjunto de todos os seus municípios. O interesse nacional é o conjunto dos interesses dos portugueses”, acrescentou.

Numa sessão em que estiveram presentes os líderes parlamentares do CDS, Paulo Núncio, e do Chega, Pedro Pinto, assim como a “vice” da bancada socialista Marina Gonçalves, entre outros deputados, o presidente da Câmara de Ponte de Lima considerou que a receção no parlamento constituía “mais uma página dourada de um município que tem dado um contributo relevante para o desenvolvimento do país”.

“Ponte de Lima é a vila mais antiga de Portugal, anterior à fundação de Portugal”, sustentou Vasco Ferraz, recebendo palmas de cerca de uma centena de cidadãos limianos que assistiram à sessão no parlamento.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Escola em viana do castelo celebrou os 500 anos de luís de camões

Escola em Viana do Castelo celebrou os 500 anos de Luís de Camões

Próximo Artigo
Prisão efetiva para dois empresários de viana do castelo por fuga ao fisco de 2,4 milhões

Prisão efetiva para dois empresários de Viana do Castelo por fuga ao fisco de 2,4 milhões

Artigos Relacionados