Eucalipto mais emblemático do Minho está de regresso a Vila Verde

Tronco com 150 anos vai integrar memorial
Foto: Redes sociais

A emblemática árvore conhecida popularmente por “Eucalipto de Moure”, um ícone do concelho de Vila Verde facilmente reconhecido nos últimos 150 anos por quem passava daquele concelho para o de Ponte de Lima, está de regresso ao local original.

Parte do tronco da árvore vai incorporar um memorial ao eucalipto que foi removido em 2022 e foi hoje colocado no local que está a ser requalificado.

Como O MINHO noticiou, na altura da retirada a árvore, o autarca local disse ser “um dia triste” para a freguesia de Moure.

“A Infraestruturas de Portugal, no culminar de um processo que já dura há vários meses, procedeu ao corte do eucalipto junto da estrada nacional 201, conhecido por todos como ‘eucalipto de Moure’”, lia-se na publicação da Junta de Freguesia, em 2022.

Recorde-se que, em abril de 2020, a mesma entidade tinha procedido ao corte de parte do eucalipto, deixando ficar o tronco, embora já com o aviso de que o mesmo acabaria por ter de ser também removido face ao perigo de queda.

O eucalipto estava localizado numa zona central da freguesia, com comércio, restauração, escolas e até o acesso à Igreja e ao interior da freguesia, tudo se realizava bastante perto daquela emblemática árvore.

Para a população local, era o ponto de referência mais importante. Ao longo dos anos, tornou-se não só um símbolo da freguesia mas de todo o concelho de Vila Verde. É com orgulho que os populares afirmam serem necessárias 11 pessoas para abraçar o tronco.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Montenegro não exclui adesão da administração pública à semana de quatro dias de trabalho

Próximo Artigo

Fábrica de reciclagem arde em Famalicão

Artigos Relacionados
x