Estudo sobre artes de pesca abandonadas apresentado no Dia Nacional do Mar em Esposende

Estudo sobre artes de pesca abandonadas apresentado no dia nacional do mar em esposende

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, o Município de Esposende vai dar a conhecer os resultados do projeto “Artes de pesca abandonadas, perdidas e descartadas: contributos para a prevenção, atenuação, remediação e conscencialização de impactos no Litoral Norte”.

A apresentação terá lugar na próxima segunda-feira, pelas 15h00, no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, numa sessão que incluirá a apresentação do documentário “Fantasmas do Litoral Norte” e uma mesa redonda com a participação de todas as entidades parceiras deste projeto, bem como a abertura da exposição “Fantasmas do Litoral Norte”.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, vai intervir na abertura da sessão, participando, após o visionamento do documentário, na mesa redonda “Redes Fantasma – Soluções locais para um problema global”. Moderada por Vasco Ferreira, diretor técnico do Centro de Mergulho e Ecologia Marinha do Forum Esposendense, esta mesa redonda terá ainda como intervenientes Armando Loureiro, chefe de Divisão DPAP-N do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Raúl Risso, capitão do Porto de Viana do Castelo, Autoridade Marítima Nacional, Mike Webber, director da Estação Litoral da Aguda e membro do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Alexandra Roeger, presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Fernando Ferreira, presidente da Associação Forum Esposendense, e Augusto Silva, presidente da Associação dos Pescadores Profissionais do concelho de Esposende. Após as conclusões do debate, terá lugar a abertura da exposição “Fantasmas do Litoral Norte”.

Em desenvolvimento desde agosto de 2014, o projeto “Artes de pesca abandonadas, perdidas e descartadas: contributos para a prevenção, atenuação, remediação e conscencialização de impactos no Litoral Norte” pretende alargar conhecimentos e sensibilizar a população em geral para a problemática das Redes Fantasma. É promovido pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, Marinha Portuguesa, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Centro de Mergulho e Ecologia Marinha da Associação Forum Esposendense e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, e é cofinanciado pelo Programa Operacional de Pesca (PROMAR).

Dado o relativo desconhecimento sobre a frequência com que as artes de pesca são abandonadas no sistema marinho e por quanto tempo estas mantêm as suas características de captura, este projeto pretende elucidar sobre algumas destas lacunas, aumentando o conhecimento relativo a esta problemática. Neste sentido, são executadas medidas preventivas e remediativas que visam a redução e impacto das artes fantasma, a remoção destes equipamentos de pesca do fundo do mar, assim como a realização de ações de sensibilização junto da população e da comunidade piscatória.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Canoísta joão amorim homenageado na xx gala do desporto

Canoísta João Amorim homenageado na XX Gala do Desporto

Próximo Artigo

Autarca de Viana do Castelo acusa Segurança Social de agir de forma “encapotada”

Artigos Relacionados