O Núcleo de Estudantes de Gerontologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) juntou-se, na segunda-feira, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Assinalaram este dia com um registo fotográfico da comunidade académica da ESE-IPVC que, envergando peças de vestuário de cor lilás ou roxo e uma pulseira da mesma cor, manifestaram o seu apoio a este movimento de consciencialização.
A fotografia simbólica foi registada por Joca Fotógrafos (O MINHO) na Biblioteca Professor Luís Mourão, como “demonstração de protesto face à problemática social que supõe a violência machista”.
A biblioteca Professor Luís Mourão apoiou ainda esta iniciativa através de uma exposição de cartazes criados pelos alunos do 3.º ano de Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, no âmbito da disciplina de Ilustração, orientada pelo professor Hugo Maciel.
As ilustrações foram inspiradas num poema da poetisa afegã Nadia Anjuman, ativista pelos direitos das mulheres no Afeganistão, que foi assassinada pelo marido em 2005.
De acordo com o Núcleo, o 25 de novembro é uma “data essencial para refletirmos sobre a realidade alarmante da violência em Portugal e no mundo”.
O Núcleo de Estudantes de Gerontologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) iniciou um movimento de consciencialização sobre esta matéria em 2023 envolvendo residentes e colaboradores de três respostas sociais para seniores de Viana do Castelo (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Centros de Dia).
Em 2024, quiseram “alargar este movimento e envolver mais pessoas num compromisso de combate à violência de género”. Neste sentido, estenderam o convite a outras entidades da região e desafiaram-nas a lembrar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com ações desenvolvidas em cada instituição e a criar um movimento nas redes sociais que alerte para a sua importância.
A atividade também foi apoiada pela coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Conceição Cerqueira.
Para complementar esta exposição, está prevista, no dia 18 de dezembro, uma sessão do clube de leitura dedicada à obra “A História de uma Serva”, de Margaret Atwood.