‘Estreada’ a nova variante do Caminho de Santiago em Fafe

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Um grupo de peregrinos realizou a primeira etapa da nova variante de Santiago aos Caminhos de Torres e da Geira, com missa no Mosteiro de Senhora das Neves, sito em Lagoa, na União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, em Fafe.

“O percurso é de dificuldade moderada, com belas paisagens e ao longo do trilho há locais onde se abastecerem de alimentos, apesar do comércio local não estar familiarizado com este tipo de atividade, não faltando locais para pausas breves de descanso e fontes de água fresca”, segundo revelou este domingo a O MINHO o professor Alberto Vilela, que agora recuperou a variante.

Os peregrinos recolheram-se num albergue improvisado e além da missa houve palestra sobre os Caminhos de Santiago, com a presença da vereadora da Educação e Cultura, Paula Nogueira.

A vereadora de Fafe, falando em nome do presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, manifestou o total apoio em todas as vertentes necessárias da nova variante dos Caminhos de Santiago e aceitou logo o repto lançado por Luís Miguel Sampaio para este ano as comemorações do Dia Nacional do Peregrino realizarem-se, no próximo dia 13 de outubro, em Fafe.

Os peregrinos cumpriram a tradição de colocar a “Santinha” na cabeça para “tirar o diabo” dentro do mosteiro e ao lado da “mão de Santiago”, no antigo altar mor da primitiva capela, perante uma igreja repleta de fiéis e de peregrinos de Santiago, autoridades locais, Câmara Municipal de Fafe e o presidente da União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Com a presença dos primeiros peregrinos de Santiago, na Variante do Caminho de Torres ao Caminho da Geira, a passar por Fafe, foi celebrada uma missa no Mosteiro da Nossa Senhora das Neves, pelo pároco de Santa Maria de Aboim, o padre José Carlos, tendo já a Confraria de Senhora das Neves, através da sua presidente, Alexandra Matias, oferecido um porto de honra.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Na sua homilia, o padre jesuíta José Carlo, referiu-se à presença dos peregrinos, salientando que “na vida, queiramos ou não, estamos em constante peregrinação, louvando e abençoando este novo caminho”, destacando também a necessidade do bom acolhimento destes peregrinos que “de mochilas às costas passarão por ali e necessitarão de um albergue para bem os acolher”.

Depois da missa seguiu-se a apresentação pública da nova “Variante dos Caminhos de Santiago” pelo professor Alberto Vilela, com a presença da representante da Câmara Municipal de Fafe, a vereadora Paula Nogueira, do vice-presidente da direção nacional da Associação Espaço Jacobeu – Confraria de Santiago, presidente da delegação de Braga da Associação Espaço Jacobeu e também confrade da Achicofradia Universal Del Glorioso Apostol Santiago de Compostela, Luís Miguel Sampaio.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A presidente da Confraria da Senhora das Neves, Alexandra Matias, também marcou presença, tal como o presidente da União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído José Adelino, para além de entidades públicas, privadas e religiosas.

Há a coincidência da data deste evento ser coincidente com 21 de abril de 1211, dia em que se celebra o aniversário da Catedral de Santiago, tendo sido precisamente nesta mesma data que o arcebispo Pedro Muniz consagrou a Catedral Românica, com a presença do rei Alfonso IX, após conclusão do projeto dirigido pelo Mestre Mateo, segundo referiu o professor Alberto Vilela.

Notícia atualizada às 09:31 (22/04) para retificar que o presidente da Câmara não esteve presente no evento, fazendo-se representar pela vereadora Paula Nogueira.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Vitória derrotado em Alvalade

Próximo Artigo

"Vamos focar-nos no terceiro lugar"

Artigos Relacionados
x