O distrito de Braga é onde existe maior procura de moradias para compra e arrendamento, por parte das diferentes comunidades estrangeiras, segundo um estudo do portal Imovirtual.
Em comunicado, a empresa refere que, de entre as 261.248 visitas recebidas naquele portal, durante o mês de novembro, cerca de 60 mil são de cidadãos brasileiros, maioria dos estados de Rio de Janeiro e de São Paulo.
“A maior parte das visitas provenientes do estrangeiro ao Imovirtual são efetuadas por pessoas entre os 25 e os 34 anos (29%), confirmando o perfil dos jovens brasileiros que têm emigrado para Portugal em busca de maior segurança e qualidade de vida”, aponta o comunicado.
Depois dos brasileiros, seguem-se França e Suíça, confirmando as conclusões do Relatório de Imigração Fronteiras e Asilo 2018, divulgado pelo SEF, nomeadamente “a segurança e as vantagens fiscais decorrentes do regime para o residente não habitual como principais fatores de atratividade para cidadãos europeus”.
“Os apartamentos (1º) e moradias (2ª) para compra dominam as pesquisas destes visitantes. No entanto, apesar de serem as mais consultadas em novembro de 2019, em termos comparativos as páginas de apartamentos para comprar tiveram uma quebra de 13%. Por outro lado, a procura por moradias para comprar subiu 28%, em termos comparativos, tal como a de apartamentos para arrendar (22%)”, refere a mesma nota.
Se em termos de moradias, o distrito de Braga é o mais procurado, no que diz respeito aos apartamentos, os distritos de Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia superam a região do baixo Minho.