A West Sea, subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), emprega “diariamente mais de mil trabalhadores”, já construiu desde 2015 “oito navios e tem cinco em construção”, revelou hoje a empresa portuguesa.
A West Sea, do grupo Martifer, avançou com estes dados horas antes de assinar o contrato para a construção de dois navios de expedição polar, no valor total estimado de 118 milhões de euros, para a Mystic Cruises, do empresário português Mário Ferreira.
Segundo a empresa, os estaleiros da capital do Alto Minho “contam, atualmente, com 345 colaboradores, dos quais 155 são dos extintos ENVC”.
Subconcessionária da antiga empresa pública desde 2014, a West Sea revelou que, “além dos colaboradores da empresa, trabalham nos estaleiros, uma média diária de cerca de 700 trabalhadores indiretos de subempreiteiros ligados à atividade de construção, manutenção e reparação naval”.
“Os estaleiros de Viana do Castelo são, atualmente, uma das mais importantes unidades do setor da Península Ibérica”, sustentou a West Sea.
Desde 2015, a subconcessionária dos estaleiros de Viana do Castelo “já construiu oito navios e efetuou a reparação ou reconversão de 175 barcos”.
“Atualmente, estão em construção na West Sea o navio oceânico World Explorer, que estará concluído no primeiro trimestre de 2019, o Navio Patrulha Oceânico NRP Setúbal, pronto no final do ano, três navios-hotel para o Douro, o Viking Helgrim (primeiro trimestre de 2019), o Amadouro (primeiro trimestre de 2019) e o Arosa (primeiro trimestre de 2019)”.
O contrato que vai ser assinado hoje à tarde, com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, entre a West Sea e a Mystic Cruises para a construção de dois navios de cruzeiros oceânicos representa um investimento de 118 milhões de euros, financiado pelo ICBC Leasing, “o maior banco do mundo”.
Além desses dois navios de cruzeiro, cuja construção será hoje contratada, a West Sea está a construir um terceiro, o “World Explorer”, que “começará a operar em abril de 2019 e, apesar de ainda não ter feito a sua primeira viagem, já tem a ocupação de todos os cruzeiros na Antártida vendidos até 2023”.
O World Voyager e o World Navigator estarão concluídos “em abril de 2020, 2021, respetivamente”.