Estado deve colocar Braga na “linha da frente” da modernização ferroviária, defende vereadora

Face ao crescimento populacional da cidade
Foto: CM Braga

Olga Pereira, vereadora da Mobilidade da Câmara de Braga, defendeu ontem que o Estado central deve responder ao crescimento populacional de Braga colocando a cidade na “linha da frente” da modernização ferroviária.

“A ferrovia foi determinante para o crescimento da cidade e continua a ser essencial para garantir uma mobilidade eficiente, segura e sustentável”, afirmou a autarca, durante a conferência “Braga – Presente e Futuro do Caminho de Ferro na Região”, que se realizou na Galeria da Estação, em Braga, na celebração dos 150 anos da chegada do comboio à cidade.

“Braga está em crescimento a nível populacional e esse facto deve obrigar o estado central a dar respostas e investimentos à altura desse crescimento, com mais e melhores ligações que vão de encontro às necessidades da população. Acreditamos que Braga pode e deve estar na linha da frente da modernização da ferroviária em Portugal e esta celebração é também um compromisso com o futuro da mobilidade na nossa cidade e região”, acrescentou.

O presidente da CP, Pedro Moreira, salientou a importância da ferrovia para a sustentabilidade. “O comboio é o modo de transporte mais sustentável de todos, com menos emissão de gases com efeitos de estufa e aquele que permite atingir as metas ambientais que estão definidas. O comboio deve funcionar como a espinha dorsal da mobilidade, face à relevância que tem como transporte de massas”, referiu, lembrando que a CP tem apostado na recuperação de material circulante e lançou concursos para aquisição de novos comboios.

“O trabalho que temos feito, aliado a algumas políticas de incentivo à utilização do transporte ferroviário, como os passes gratuitos para os jovens ou o Passe Ferroviário Verde, tem alavancado a transferência modal para o comboio e conduzido a um aumento de passageiros substancial. No ano passado, transportamos 188 milhões de passageiros. Só a estação de Braga foi utilizada por 2,5 milhões de passageiros, um aumento de 20% de utilização da linha em relação a 2023”, disse Pedro Moreira, destacando que a CP quer continuar a apostar na renovação da frota e na melhoria dos serviços.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração Executivo da IP frisou que tem havido um esforço significativo de modernização da ferrovia. “Estamos apostados na alta velocidade, uma solução transformadora para o transporte ferroviário. As análises de procura realizadas, e que foram cautelosas, estimam que, no eixo Lisboa-Porto, haja a triplicação do número de passageiros”, adiantou Miguel Cruz.

Citado em comunicado da Câmara, acrescentou, também, que em 2024 foi feito “o maior volume de investimentos dos últimos 20 anos”, um total de 776 milhões de euros, sendo que 625 milhões de euros foram aplicados na requalificação e modernização da Rede Ferroviária Nacional.

“As perspetivas são positivas, a qualidade de serviço tem vindo a aumentar e acredito que, no futuro, teremos um serviço muito mais eficiente, com ligações coordenadas para o resto da Europa e a ferrovia como principal meio de transporte de passageiros”, concluiu.

A CP – Comboios de Portugal, a IP – Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal de Braga comemoraram os 150 anos do Comboio a norte do Douro – Linha do Minho e Ramal de Braga, assinalando a chegada do comboio a Braga, a 20 de maio de 1875.

Foto: CM Braga

O evento, que pretendeu ser uma homenagem à importância histórica e cultural do transporte ferroviário na região e no país, começou com uma reinterpretação simbólica da viagem inaugural realizada em 1875, com Pedro Moreira, presidente do Conselho de Administração da CP, Miguel Cruz, presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, e Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, a embarcarem na Estação de Campanhã, no Porto, rumo a Braga.

Foto: CM Braga

Durante o percurso, houve animação a cargo dos “Ardinas Braga25”, interpretados por atores da companhia Malad’arte, e do grupo de cantares da Academia Sénior do Município de Braga, que se fez representar por 120 seniores.

Chegados ao destino, foi inaugurado um mural evocativo desta data histórica, que marca os 150 anos da chegada do Comboio a norte do Douro.

Comboio chegou a Braga há 150 anos

A 20 de maio de 1875, Braga celebrava a chegada do primeiro comboio, vindo do Porto, um momento marcante na história ferroviária nacional. No Porto, na estação do Pinheiro (Campanhã), reuniram-se autoridades, militares e convidados ilustres para assistir à cerimónia de partida das locomotivas n.º 1 Porto, n.º 2 Braga e n.º 3 Ave, que foram benzidas pelo reverendo prelado.

Ao longo do percurso, nas estações de Ermesinde, Famalicão ou Nine, o comboio inaugural, onde viajava a Família Real, foi recebido com entusiasmo pela população, que saudava a iniciativa de progresso.

Em Braga, a receção foi calorosa. A cidade preparou uma cerimónia para acolher a Família Real, tendo havido missa na Sé. Braga ficou servida pelo moderno modo de transporte, através da rede ferroviária em desenvolvimento no país, na extensão total de 134 km.

 
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