Seguir o O MINHO

Futebol

Estádio do Moreirense é aprovado e fecha lote de estádios para retoma da I Liga

I Liga

em

Foto: DR / Arquivo

O Estádio Parque Comendador Joaquim de Almeida Freitas, casa do Moreirense, foi aprovado pela autoridades de saúde para acolher encontros da I Liga portuguesa, anunciaram hoje a Liga de Clubes (LPFP) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).


“A Autoridade de Saúde do ACES [Agrupamento de Centros de Saúde] do Alto Ave emitiu parecer favorável à utilização do Estádio Parque Comendador Joaquim de Almeida Freitas para os jogos que faltam disputar da Liga NOS da época 2019/20”, lê-se no comunicado dos dois organismos.

Com a aprovação do estádio do Moreirense, fica completa a lista de estádios que vão receber jogos na retoma da I Liga, após a interrupção causada pela pandemia de covid-19.

Assim, além do recinto de Moreira de Cónegos, foram aprovados pela Direção-Geral da Saúde o Estádio da Luz (Benfica), Estádio do Dragão (FC Porto), Estádio José Alvalade (Sporting), Estádio D. Afonso Henriques (Vitória de Guimarães), Estádio João Cardoso (Tondela), Estádio do Marítimo, Estádio Municipal de Braga, Portimão Estádio, Cidade do Futebol (FPF), Estádio Capital do Móvel (Paços de Ferreira), Estádio Cidade de Barcelos (Gil Vicente), Estádio do Bessa (Boavista), Estádio do Rio Ave, Estádio do Desportivo das Aves, o Estádio do Bonfim (Vitória de Setúbal) e o Estádio Municipal de Famalicão.

O Belenenses SAD e o Santa Clara são os únicos clubes que não vão jogar no seu recinto e já anunciaram que vão jogar na Cidade do Futebol, em Oeiras, enquanto o Famalicão chegou a revelar que ia usar o Cidade de Barcelos para os seus encontros caseiros, mas acabou por ver o seu estádio aprovado.

A I Liga vai ser reatada sob fortes restrições e sem público nos estádios em 03 de junho, com o encontro entre Portimonense e Gil Vicente, naquele que vai ser o primeiro dos 90 jogos das últimas 10 jornadas, até 26 de julho.

Após 24 jornadas, o FC Porto lidera a competição, com 60 pontos, mais um do que o campeão Benfica.

Além do principal escalão, também a final da Taça de Portugal, entre Benfica e FC Porto, integra o plano de desconfinamento face à pandemia de covid-19, ainda em data e local a designar.

Os campeonatos de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso gradual à competição, como Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, depois de a Liga alemã ter sido retomada.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 364 mil mortos e infetou mais de 5,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.396 pessoas das 32.203 confirmadas como infetadas, e há 19.186 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Anúncio

Futebol

Quarentena de equipas inglesas é decisão dos governos, diz UEFA

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

O cumprimento de 14 dias de quarentena para equipas inglesas que eventualmente disputem em Portugal a fase final da Liga dos Campeões em futebol será uma decisão dos governos nacionais, salientou hoje à agência Lusa a UEFA.

Portugal continental, onde foram identificados vários surtos localizados nas últimas semanas, não está na lista publicada de 59 países e territórios onde os britânicos podem passar férias sem cumprir quarentena no regresso e que inclui Espanha, Alemanha, Grécia, Itália, Macau ou Jamaica.

O sistema vai entrar em vigor na sexta-feira, 10 de julho, e permite evitar que quem chegue destes países tenha de ficar 14 dias em isolamento, como acontece atualmente com todas as pessoas que chegam a Inglaterra do estrangeiro, ou arriscam uma multa de mil libras (1.100 euros).

Em 17 de junho, a UEFA anunciou que a Liga dos Campeões, suspensa em março devido à pandemia de covid-19, seria definida através de uma inédita ‘final a oito’ a realizar em campos neutros, em Lisboa, nos estádios da Luz (Benfica) e José Alvalade (Sporting), entre 12 e 23 de agosto.

Os jogos dos quartos de final terão lugar entre 12 e 15 de agosto, enquanto as meias-finais realizar-se-ão em 18 e 19, e a final em 23.

Afinal, Guimarães não deverá receber ‘oitavos’ da ‘Champions’

As eliminatórias da ‘final a oito’ serão decididas em apenas uma partida, ao contrário das habituais duas mãos, sendo que, até ao momento, já se apuraram para os ‘quartos’ Atalanta, Leipzig, Atlético de Madrid – que eliminou o campeão europeu em título, Liverpool – e Paris Saint-Germain.

Com a paragem da competição, ficaram por decidir quatro embates da segunda mão dos oitavos de final da ‘Champions’: Manchester City-Real Madrid (2-1, na primeira mão), Juventus-Lyon (0-1), Bayern de Munique-Chelsea (3-0) e FC Barcelona-Nápoles (1-1).

Caso estas quatro partidas, agendadas para 07 e 08 de agosto, não se possam realizar nos países para os quais estavam inicialmente marcadas, devido à pandemia de covid-19, serão disputadas em Portugal.

Se Chelsea e Manchester City se apurarem para a fase seguinte, as duas equipas vão viajar para Portugal para disputar a ‘final a oito’, com a UEFA a salientar que a decisão de cumprirem ou não depois os 14 dias de quarentena será tomada pelos governos nacionais.

“Esse é um assunto para os governos nacionais, não para a UEFA”, explica em resposta por escrito, lembrando que têm existido contactos e reuniões entre o organismo que tutela o futebol europeu e o Governo português para a realização da prova.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 534 mil mortos e infetou mais de 11,47 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.620 pessoas das 44.129 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Futebol

Cindy König e Jermaine Seoposenwe reforçam equipa feminina do SC Braga

Futebol

em

Foto: Divulgação / SC Braga

As futebolistas Cindy König e Jermaine Seoposenwe são reforços da equipa feminina do Sporting de Braga para a época 2020/21, informou hoje o clube minhoto na sua página oficial na internet.

‪”Cindy Kِnig e Jermaine Seoposenwe assinam pelo SC Braga. Com a preparaçمo da nova época jل em andamento, as jogadoras de 26 anos sمo as mais recentes contrataçُes para a frente de ataque da formaçمo orientada por Miguel Santos”, indica o clube.

Ambas jogam como avançadas, com a alemم Kِnig a chegar a Braga proveniente do Werder Bremen, com o qual venceu a segunda divisمo, e a internacional sul-africana Seoposenwe a assinar depois de uma época nas espanholas do Bétis.

As duas jogadoras apontam como objetivos comuns a “luta por troféus” e a conquista de tيtulos, apَs uma época que em Portugal foi cancelada devido à covid-19, sem que houvesse a atribuiçمo de tيtulos.

Assim, o Sporting de Braga é o atual detentor do tيtulo, conquistado ainda em 2018/19. Nesta ْltima época, as minhotas estavam a oito pontos de Benfica e Sporting no campeonato, encontravam-se nas meias-finais da Taça e iam disputar a final da Taça da Liga.

Continuar a ler

Futebol

Afinal, Guimarães não deverá receber ‘oitavos’ da ‘Champions’

Liga dos Campeões

em

Foto: DR / Arquivo

Os jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões não deverão realizar-se em Guimarães e Porto, como estava em cima da mesa.

Segundo o jornal espanhol AS, apesar da intenção da UEFA de as partidas se disputarem em campo neutral – no caso, em Portugal, onde será disputada a fase final – a pressão de Manchester City e Barcelona para jogar nos seus estádios terá levado a melhor.

Aquele jornal adianta ainda que o anúncio formal da UEFA dos estádios onde se realizarão os ‘oitavos’ da ‘Champions’ será feito na sexta-feira aquando dos sorteios dos quartos de final, meias finais e final.

A 17 de junho, a UEFA anunciou que a Liga dos Campeões, suspensa em março devido à pandemia de covid-19, seria definida através de uma inédita “final a oito” a realizar em campos neutros, em Lisboa, nos estádios da Luz (Benfica) e José Alvalade (Sporting), entre 12 e 23 de agosto.

Os jogos dos quartos de final terão lugar entre 12 e 15 de agosto, enquanto as meias-finais realizar-se-ão a 18 e 19, e a final a 23.

Continuar a ler

Populares