Esposende: IP mostra avanço da obra de 2,5 milhões na “ponte de Fão”

Ponte Metálica D. Luís Filipe
Esposende: ip mostra avanço da obra de 2,5 milhões na "ponte de fão"
Foto: IP

A empresa Infraestruturas de Portugal divulgou algumas imagens que mostram o estado da requalificação da Ponte Metálica D. Luís Filipe, vulgo “ponte de Fão”, em Esposende, numa obra com custo associado de 2,5 milhões de euros.

Nas imagens é possível ver a reabilitação da estrutura metálica do tabuleiro e dos aparelhos de apoio, bem como a reabilitação da base dos pilares, dos próprios pilares e de encontros e muros em alvenaria.

No tabuleiro foi feita a impermeabilização e repavimentação.

A memória descritiva da obra também prevê o “alteamento do guarda-corpos metálicos do passeio e substituição das guardas de segurança e respetivas fixações”.

Segundo a IP, a “reabilitação desta ponte sobre o estuário do rio Cávado tem como principal objetivo a reparação e aplicação de uma nova proteção superficial em toda a estrutura metálica do tabuleiro, permitindo uma melhoria significativa das condições de circulação e segurança rodoviária”.


Sobre a Ponte do Fão


A Ponte do Fão desenvolve-se na EN13 e faz a travessia sobre o rio Cávado, fazendo a ligação entre Esposende, na margem direita, e Fão, na margem esquerda. Esta ponte foi construída nos finais do século XIX (1888-1891), sendo um projeto do Eng.º Abel Maria da Costa.

Em 1986, o IPPAR classificou-a como imóvel de interesse público por ser o único exemplar em Esposende da Arquitetura Industrial.

Trata-se de uma ponte de comprimento total, entre encontros, de 277,84 m, com 6 m de largura, composta por oito tramos de 33,48 m e sete pilares de alvenaria, revestidos a cantaria de granito e fundados em pegões realizados com recurso a ar comprimido a profundidades máximas entre os 9,25 m e 17,05 m.

Os encontros, também em alvenaria, são prolongados em ambas as margens por extensos muros de avenida (também de alvenaria de pedra) que suportam o aterro da plataforma rodoviária.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Cemitérios do minho voltaram a encher com romagem no dia de todos os santos

Cemitérios do Minho voltaram a encher com romagem no Dia de Todos os Santos

Próximo Artigo
Jovem de 17 anos ferido após acidente de mota em monção

Jovem de 17 anos ferido após acidente de mota em Monção

Artigos Relacionados